Bacalhau com Legumes Gratinado


Há imensas maneira de se poderem incluir mais legumes nas refeições de todos os dias. Uma delas é “enconder” os legumes em refeições mais tradicionais. Desta vez, decidi para um bacalhau gratinado, mas com imensos legumes meios escondidos. Parece um bacalhau espiritual, assim à primeira vista, mas na realidade é só legumes e bacalhau com uma apresentação diferente.
Os miúdos não gostaram assim tanto... não por causa dos legumes, mas porque não são os maiores fãs de bacalhau, e o António, principalmente, porque não gosta muito de comida de misturadas, e prefere ver os variados elementos no prato.
Mas para nós e para a Benedita ficou mais do que aprovado, e será certamente uma receita a repetir, até porque é muito versátil de adaptar com outros legumes.
Um bom fim de semana para todos!


Ingredientes para 4 pessoas:

500g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola 
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
2 cenouras grandes
1/2 couve flor
2 alhos franceses
1 lata de leite de coco
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Preparação:

Comece por peparar a base de bacalhau. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite juntamente com o louro. Junte depois as migas de bacalhau bem escorridas e envolva bem na cebolada, deixando cozinhar. Tempere a gosto com sal, se necessário, e um pouco de pimenta.
Entretanto descasque as cenouras e separe a couve flor em raminhos, Com a ajuda do robot de cozinha ou uma picado, triture grosseiramente a couve flor e a cenoura de modo a parecerem umas migalhas grossas. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois a mistura de couve flor e de cenoura à frigideira, e deixe saltear. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada, e vá mexendo para que cozinhe uniformemente. Assim que estiver macio e cozinhado, envolva esta mistura no refogado de bacalhau, e coloque tudo num tabuleiro que possa ir ai forno e à mesa.
Num outro tacho coloque o leite de coco e junte o  alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até o alho francês estar macio. Triture depois com a varinah mágica até ficar bem cremoso. Retifique os temperos e, se quiser tempere com um pouco de noz moscada ou acafrão, ou outra especiaria a gosto.
Verta este preparado de alho francês sobre a mistura de bacalhau e legumes.
Leve ao forno previamente aquecido, a 180ºC durante cerca de 20 minutos até tostar ligeiramente a superfície.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Hmm, parece-me bem! A minha irmã, desde criança, q nunca foi fã de bacalhau e ainda hoje, mulher feita, tb ñ faz questão ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:43

    Mais uma receita para se juntar ao rol das "1001 receitas" de bacalhau!
    Uma sugestão para experimentar e variar um pouco a preparação do "fiel amigo".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. I love this. It is soo informative. Are you also searching for Swedish assignment writing help we are the best solution for you. We are best known for delivering the best services to students without having to break the bank

    ResponderEliminar

Imprimir