Tabuleiro de Abóbora e Legumes Assados


Tento cada vez mais fazer acompanhamentos diferentes e dar um lugar de maior destaque aos produtos hortícolas. Uma das maeira preferidas é assar no forno, o que é muito prático quando já temos o forno ligado a assar carne ou peixe para o almoço ou jantar.
Vou fazendo combinações e experimentando coisas diferentes.
Este tabuleiro com abóbora ficou realmente muito bom, e é bastante versátil. Tanto serve de acompanhamento como de prato principal numa refeição sem carne nem peixe.
Aqui acompanhou as perninhas de frango que publiquei ontem. Mas bastaria juntar massa ou quinoa ou arroz e teríamos uma outra refeição perfeita para levar na marmita!

Ingredientes para 4 pessoas:

300g de abóbora butternut (pesada descascada e sem sementes)
1 alho francês grande
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
azeite q.b.

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos e coloque-a num tabuleiro que vá ao forno. Corte o alho francês em rodelas finas e lave-as e escorra bem. Pique grosseiramente a cebola, corte o pimento em cubinhos e pique os dentes de alho. Junte tudo aos cubinhos de abóbora e misture.
Tempere depois com sal, pimenta, e regue com azeite. Envolva tudo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até os legumes estarem macios,
Sirva como acompanhamento ou prato principal, com massa, arroz ou quinoa, podendo juntar um ovo estrelado ou escalfado se preferir.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Cristina15:21

    Vou variar a minha "receita" de abóbra assada!!
    Obrigada, Joana! Beijinho e feliz 2020!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:40

    Adoro a partilha!
    Ideias destas são sempre bem vindas para variar o "trivial" e encontrar formas apelativas de usar os legumes, sem ser cozido/salada.
    Também, estou adepta deste tipo de acompanhamento, e muitas vezes sai com o que tenho em casa na altura, usando por vezes especiarias ou ervas aromáticas.
    Venham mais ideias assim, para dar mais cor, sabor e variedade, aos acompanhamentos das nossas refeições!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:39

    Estava mesmo a precisar de receitas destas. Dieta absoluta, preciso de sabores

    ResponderEliminar

Imprimir