Entrecosto Assado com Alecrim e Limão e Batatas Louras


Não saberia viver sem forno. Uso tanto de verão como de inverno, embora nos dias frios nada seja tão reconfortante como comida de forno. Mas principalmente é uma forma muito prática de cozinhar. Basta colocar tudo dentro do forno e esperar que fique feito!
Não acho que exista nenhum truque para cozinhar no forno. Quer dizer... para dizer a verdade até há! Comida de forno, carnes principalmente, tem de ser lenta e demorada...Não para para fazer um assado à pressa. Os assados demoram. E talvez por isso sejam tão acolhedores e reconfortantes e perfeitos para dias frios.
No fim de semana que passou, saiu um aromático entrecosto assado com limão e alecrim, e umas batatinhas louras.
 Aqui fica a receita!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de entrecosto com cerca de 1,2kg
1 limão
2 pernadas de alecrim fresco
sal e pimenta q.b.
4 dentes de alho

Batatas Louras:
4 batatas grandes
sal e pimenta q.b.
2 folhas de louro
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de alho em pó
azeite q.b.

Preparação:

Coloque o entrecosto num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere com sal e pimenta e os dentes de alho esmagados. Corte o limão às rodelas e disponha as rodelas em cima do entrecosto assim como o alecrim. Tape bem com papel de alumínio (ou com a tampa se usar um recipiente próprio com tampa) e leve ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 2h30. (Ao fim de duas horas poderá retirar o papel de alumínio e deixar 30 minutos a cozinhar destapado para dourar!)
Para as batatas: descasque-as e corte-as em gomos ou palitos grossos. Coloque também num pirex ou tabuleiro. Tempere com sal, pimenta, o colorau e o alho em pó e envolva bem. Junte as folhas de louro e regue com o azeite. Volte a envolver. Tape com papel de alumínio e coloque no forno 1h30 depois do entrecosto - as batatas demoram cerca de 1h a cozinhar. Ao fim de 45 minutos retire o papel de alumínio às batatas e deixe alourar.
Sirva o entrecosto e as batatas e acompanhe com uma salada verde ou legumes salteados ou assados.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Que excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:30

    O forno é algo indispensável em casa, e quando o forno avariou um pouco antes do Natal, parecia que "faltava" algo em casa, pois trabalha todas as semanas.
    Fiz este este entrecosto no fim de semana, usando um pouco de colorau e suprimindo o alecrim, ficando a marinar de véspera.
    Ficou mais leve que os temperos habituais, sendo bastante apreciado.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir