Bolo Humido de Chocolate (sem Ovos)


Não há nada melhor do que um bolo para iniciar o fim de semana!
O meu filho António, que é um guloso, pediu-me bolo de chocolate, e assim foi. Andava há imenso tempo para testar esta receita bem rica de bolo de chocolate sem ovos, e foi desta vez. É um bolo mesmo para amantes de chocolate, porque, além do chocolate também leva cacau em pó e fica mesmo com uma textura muito rica e forte a chocolate.
Para quem não possa consumir lactose - (ou prefira versões vegetais) podem substituir a manteiga e o leite por versões vegetais.

Ingredientes:

200g de chocolate de culinária
150g de farinha (usei espelta, mas podem usar farinha normal)
50g de farinha de amêndoa
70g de manteiga
150g de açúcar mascavado
75ml de água
340ml de leite
100g de cacau cru em pó (ou do normal)
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Pique finamente o chocolate e reserve.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, a farinha de amêndoas, o açúcar o leite e a água e deixe derreter a manteiga e aquecer a mistura. Retire do lume e acrescente o chocolate picado e o cacau em pó e deixe derreter misturando bem.
Numa taça coloque a farinha e o fermento e misture. Junte depois a mistura de açúcar e chocolate e envolva bem até obter uma massa homogénea.
Coloque numa forma previamente untada e polvilhada e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos, ou até o bolo estar cozinhado.
Retire do lume e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar e deixar o bolo arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Hmm, adoro! Mais um a apontar para fazer em breve! Bjinhos e boa semana (as receitas continuam a ser publicadas c alguns dias de atraso… :( )

    ResponderEliminar
  2. Joana, fiz ontem e é uma delícia! Tão prático para aqueles dias em que temos poucos ovos e precisamos deles para outra coisa, ou para quem anda a reduzir o seu consumo, por causa do colesterol alto, que é o meu caso. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Joana, acabei de o fazer, e o meu zé pedro de 3 anos, colaborou. Nao esperei os 5 minutos para desenformar, e partiu ��. Mas ja provei umas migalhas e está divinal! (usei farinha de aveia e girassol) obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:48

    Que bela porcaria de bolo! Só ingredientes para o lixo. Nunca fiz um bolo tão péssimo como este.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita, vou fazer. Qual a diferença da farinha espelta para 1 farinha normal ?

    ResponderEliminar

Imprimir