Bolinhos de Lentilhas e Linhaça


Há uns dias a minha querida nutricionista publicou uns bolinhos de lentilhas com linhaça que me ficaram debaixo de olho. Tinha todos os ingredientes em casa e decidi fazê-los nesse dia para o jantar. Ficam uma espécie de hambúrgueres de lentilhas e são uma alternativa diferente para variar a alimentação e fazermos algumas refeições sem recorrer a proteína animal. Depois de prontos, antes de levar ao forno, podem também ser congelados para uma refeição rápida sempre à mão ou para as refeições das marmitas, por exemplo.
Aqui em casa acompanhámos os bolinhos  com uma maionese caseira de coentros e caril, e todos gostaram.

Ingredientes para 8 bolinhos:
(https://www.instagram.com/p/CAZngSjDsGz/)

200g de lentilhas vermelhas
1 cebola
1 dente de alho
200g de linhaça moída
100g de sementes de linhaça
 sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de pimentão fumado
piri-piri q.b.

Preparação:

Coza as lentilhas em água a ferver durante cerca de 10 minutos (as lentilhas vermelhas não precisam de ser demolhadas). Escorra-as bem e coloque-as num robot de cozinha ou processador de alimentos, e junte o dente de alho, a cebola em pedaços, a linhaça moída e os temperos e triturar até formar uma pasta compacta.
Coloque depois as sementes num prato, e com a mistura forme bolinhos do meso tamanho e passe-os pelas sementes de linhaça para ficarem cobertos.
Coloque-os depois num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelado com azeite, e pincele também os bolinhos e leve ao forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
Sirva com acompanhamentos a gosto.

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Que bela ideia! Tenho q fazer, para dar um uso diferente às lentilhas q estão na despensa :) Bjinhos :)

    ResponderEliminar

Imprimir