Sargos na Brasa com Molho de Azeite e Tomilho


Chega esta altura do ano, e a churrasqueira e as brasas quase que não têm paz ao fim de semana. São as sardinhadas, o peixe fresco na brasa, as churrascadas… Basta estes dias grandes de sol e o calor, que a vontade de se prepararem refeições ao ao livre e de se comer no jardim ou nas varandas, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre o que dita a maioria das refeições.
Aqui em casa gostamos de variar o peixe, e sairmos da “santíssima trindade” do robalo, dourada, salmão… Desta vez os sargos que vieram no cabaz da peixinho da lota (www.peixinhodalota.pt) não eram muito grandes, mas estavam deliciosos e fizeram as delícias de todos!
Acompanhei com um molho de azeite muito simples, mas que gostamos muito de usar para “regar” o peixe grelhado aqui por casa!

Ingredientes para 4 pessoas:

4 sargos médios preparados e amanhados (já vem assim no cabaz do peixe)
sal q.b.

Molho de Azeite e Tomilho:

2 raminhos de tomilho fresco
125ml de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Prepare as brasas e tempere o peixe de sal. Grelhe depois os sargos (o objectivo é que o peixe não seque e se mantenha húmido e suculento). Também pode usar uma chapa ou grelha de fogão para grelhar o peixe ou até o forno.
Entretanto prepare o molho de tomilho e azeite. Num tachinho junte o azeite e os dentes de alho esmagados e triturados ou ralados com a ajuda de um ralador. Acrescente depois as folhinhas de tomilho e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta e leve ao lume brando, sem deixar ferver, durante uns 5 minutos para o azeite ganhar sabor. Deixe depois em infusão.
Sirva o peixe com o molho ao lado para que cada um se sirva a gosto. Acompanhe com uma salada verde e com batatas cozidas ou salteadas.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Deixou-me com água na boca. Que aspecto apetitoso.
    .
    Tenha um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:33

    Os grelhados são sinónimos de Verão, e os grelhados de peixe não ficam atrás.
    Gosto da sugestão do molho de azeite aromático, pois é uma forma de variar o singelo azeite usado simples.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir