Pato à Chinesa da Slowcooker




Andava a magicar esta receita, de fazer o pato à chinesa na slowcooker, há imenso tempo. E a ideia de depois o servir numa espécie de pato à Pequim começou a ganhar forma.

Cozinhar o pato na slowcooker, mesmo sem adicionar nenhum líquido, faz com que liberte na mesma liquido e muita gordura (como sabem o pato tem imensa gordura) e queria que o pato cozinhasse de forma a estar o mínimo possível em contacto com os sucos libertados. O que fiz foi colocar uma pequena taça cerâmica no fundo da slowcooker e colocar o pato sobre essa taça, criando altura para escorrerem os sucos, e o pato estar o mínimo possível em contacto com eles. E resultou bem!

Outra coisa que fiz, foi depois da slowcooker levar o pato ao forno para tostar a pele, uma vez que a queria incorporar depois na minha espécie de pato à Pequim.





Ingredientes:


1 pato

sal e pimenta q.b.

1 laranja

1 pedacinho de gengibre fresco

1 pau de canela

2 ceboletes (spring onions)

2 dentes de alho

1 colher de sopa de 5 especiarias chinesas (é uma mistura de especiarias que se compra assim, mas que é uma mistura de pimenta, estrela de anis, canela, erva doce e cravinho)

sal q.b.

1 colher de sopa de açúcar mascavado


Preparação:


Limpe o pato e seque-o bem.

Tempere-o por dentro com um pouco de sal e pimenta. Corte depois a laranja inteira e com casca em gomos e coloque-a também dentro da cavidade do pato, bem como o pau de canela, o gengibre em pedaços, os ceboletes grosseiramente picados e os dentes de alho ligeiramente esmagados.

Numa taça misture o sal, o açúcar e as 5 especiarias chinesas e esfregue-as depois sobre toda a pele do pato.

Dentro da slowcooker coloque uma taça para fazer altura, e sobre a qual vai colocar  o pato - atenção que tem de conseguir fechar a panela! 

Feche a panela, regule-a para cozinhar durante 8 horas em low.

Ao fim desse tempo, retire cuidadosamente o pato e coloque-o num tabuleiro com grelha - mais uma vez para escorrer o excesso de gordura e líquidos - e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com grill apenas para tostar a pele.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e corte a carne em pedaços (separei o peito e as coxas) e sirva como mais gostar.

Aqui em casa servimos como se fosse pato à Pequim, com “crepes” chineses caseiros, palitos de pepino e molho Hoisin (encontram na zona de produtos asiáticos e de cozinha do mundo de alguns supermercados).


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir