Pot Pie de Frango e Ervilhas com Crosta de Espelta Integral



Gosto muito de variar as refeições aqui por casa, e de variar as batatas, massa ou arroz mais comuns e tradicionais e que fazemos numa base mais regular. Os miúdos saco receptivos a refeições diferentes, adoram wraps e artes salgadas. E as pot pies, em que a massa é só colocada por cima e fica sempre crocante, é também algo de que gostam e a que recorro algumas vezes.

Frango e ervilhas não tem nada que enganar.  E desta vez a crosta foi de farinha de espelta integral (mas que podem usar trigo normal integral!)


Ingredientes para 4 pessoas:


“Crosta” de Espelta Integral


200g farinha de espelta integral

80g manteiga cortada em pedaços

60 ml de água

sal q.b.


Recheio:


200g de ervilhas congeladas

1 cebola pequena

2 dentes de alho

400g de peito de frango cortado em tirinhas pequenas

sal e pimenta q.b.

50g de farinha de trigo ou espelta ou amido de milho

300ml de leite ou bebida vegetal

1 colher de sobremesa de ervas secas a gosto

1 ovo batido para pincelar


Preparação:


Pique finamente a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango em tirinhas e deixe cozinhar. 

Entretanto acrescente as ervilhas congeladas ao frango e envolva bem. Tempere de sal, pimenta e ervas secas a gosto e deixe cozinhar em lume brando alguns minutos. Polvilhe depois com a farinha, envolva bem e acrescente aos poucos o leite ou bebida vegetal e deixe engrossar, de modo a criar uma espécie de molho cremoso. Retifique os temperos e reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura grossa Retire e una numa bola com as mãos. Se necessário amasse um pouco mais. Se não tiver um processador de alimentos misture a farinha com a manteiga e os restantes ingredientes à mão, até obter uma massa lisa e homogénea. Deixe repousar no frigorífico, envolta em película aderente, pelo menos 30 minutos antes de usar.

Para montar a pot pie, coloque o recheio de frango numa tarteira, pirex ou tabuleiro.

Estique depois, com a ajuda de um rolo da massa, a crosta de espelta integral, e cubra o recheio de frango e ervilhas, pressionando bem as bordas. Com uma faca afiada faça um pequeno orifício ao meio para sair o vapor durante a cozedura da mesma.

Pincele depois com o ovo batido e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até a massa estar bem cozinhada e dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir