Triffle de Aproveitamento



Farto-me de dizer e é bem verdade! Gosto muito de cozinhar e “inventar” com sobras de outras refeições. Poder transformar e fazer uma coisa nova partir de algo que já foi outra coisa é um exercício de criação que gosto imenso. E reinventar com sobras é uma óptima maneira de cozinhar coisas diferentes com ingredientes mais comuns.

Desta vez sobras de bolo. Que podem ser sobras mesmo, que já estão até um pouco secas, como aparas, restos de bolos de festas ou bolos escangalhados ( quem  nunca!)

Há várias maneiras de preparar um triffle, e deixo aqui mais esta versão.



Ingredientes:


Sobras de bolos (cerca de 400g)

500g de morangos

200g de mirtilos

3 + 3 colheres de sopa de açúcar

sumo de limão q.b.

sumo e raspa de 1 laranja

hortelã fresca q.b.

200ml de natas frescas

200g de mascarpone ou queijo creme


Preparação:


No fundo de um pirex coloque as sobras de bolo ligeiramente esfarelado. Corte depois os  morangos em quartos, junte os mirtilos) e misture 3 colheres de sopa de açúcar,  a hortelã picada, sumo de meio limão e sumo e raspa de 1 laranja grande. Misture bem e deixar a macerar 1 hora. 

Ao fim desse tempo junte a fruta e o líquido que entretanto se formou sobre o bolo, de modo a que absorva os sucos da fruta.

Bata depois as natas com as restantes 3 colheres de açúcar, em chantilly, e depois envolva com o mascarpone ou queijo creme.

Decore com raspas de laranja e mais hortelã picada e levar ao frigorífico no mínimo umas duas horas até servir.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Mais um ideia a colocar em prática com o q nos sobra cá por casa :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir