Hambúrgueres de Peixe, Batata e Cenoura



Dá-me imenso gozo fazer receitas e inventar refeições a partir das sobras de outras refeições. Desta vez de peixe. Tinha congelados sobras de salmão no forno e de garoupa com mais umas coisas simples que tinha lá por casa, saíram uns hambúrgueres de peixe, que os miúdos gostaram muito e nós também.

Já aqui falei algumas vezes. Mas nunca é demais. Quando vos sobra comida, e se acham que não a vão consumir no imediato, isto é, numa refeição nos dias seguintes aquecido ou transformado, ou numa marmita… o ideal é congelarem as vossas sobras. E depois até juntarem com outras sobras que tenham congelado, como foi aqui o caso.

Do pouco de faz, por vezes muito. Tão importante como aproveitar as sobras, é também não nos esquecermos delas no frigorífico onde tantas vezes ficam perdidas no fundo do frigorífico e nos esquecemos delas.

De qualquer maneira aqui fica esta sugestão!


Ingredientes para 10 hambúrgueres pequenos


3 batatas médias

3 cenouras médias

1 cebola

2 dentes de alho

1 ovo

300g de sobras de peixe, limpo de peles e espinhas

pão ralado q.b.

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

nos moscada q.b.


Preparação:


Descasque os legumes. Corte as batatas em pedaços e leve-as a cozerem água temperada de sal. 

Pique depois finamente a cebola juntamente com os dentes de alho e as cenouras. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola, cenoura e alho picados e deixe refogar durante uns minutos. Junte depois o peixe desfiado, e envolva bem.

Assim que as batatas estiverem cozidas, escorra-as e junte-as ao preparado anterior, esmagando bem, de modo a que formem uma espécie de puré quando tudo estiver envolvido. Junte 1 ovo e tempere de sal, pimenta e noz moscada. Misture bem.

Deve ter uma mistura seca e possível de moldar.

Molde então os hambúrgueres com as mãos molhadas, e passe-os depois por pão ralado.

Pode fritar, ou cozinhar na frigideira com um fio de azeite até ficarem dourados, ou cozinhar no forno.

Coloque os hambúrgueres num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com um pouco de azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados, virando-os a meio do tempo.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Hamburgers de peixe? Nunca comi. Mas imagino que seja um prato delicioso. Vou comprar...
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Imprimir