Feijão Preto Estufado com Cogumelos e Ovos



Quando penso e preparo a ementa semanal aqui para casa, uso as mesmas ferramentas que “ensino” nas masterclass, cook along e workshops.

E começo sempre por dar prioridade a ingredientes que tenho em casa. O meu objectivo é sempre não deixar estragar nada e aproveitar as máximo tudo o que tenho por aqui. E gosto mesmo de chegar ao fim da semana de frigorífico vazio e de saber que usei tudo o que comprei e rentabilizei da melhor forma tudo o que já tinha.

E é também um exercício que me permite muitas vezes inventar e adaptar com o que existe em vez de encher a despensa com mais coisas.

E na verdade nunca nos falta nada, mesmo quando parece que há pouco. Porque entretanto há uma nova ida às compras e se volta a abastecer para mais uma semana.

Uma coisa que faço com muita regularidade é comprar leguminosas secas, demolhar e cozer em casa. Congele depois as leguminosas, já cozinhadas, e estão depois prontas a usar nas mais variadas receitas, e tento, pelo menos 1 vez por semana utilizar em alguma receita.

Esta semana saiu feijão preto estufado com cogumelos e ovos cozidos. A nossa refeição sem carne nem peixe da semana, com dois ingredientes ideais para quem tem alguma dificuldade de implementar em suas casas refeições destas: as leguminosas e os ovos. E assim dificilmente acharão a falta da carne e do peixe. 


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de feijão preto cozido

200g de cogumelos castanhos frescos 

1 cenoura

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

100ml de polpa de tomate

50ml de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

4 ovos


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite, juntamente com a folha de louro. Acrescente depois os cogumelos partidos em pedaços pequenos e a cenoura descascada e também cortada em cubinhos. Envolva bem, tempere de sal e pimenta e junte o vinho branco e a polpa de tomate. Deixe estufar em lume brando durante cerca de 10 minutos.

Acrescente depois o feijão e um pouco de água ou caldo da cozedura e rectifique os temperos. Deixe estufar um pouco.

Por fim, abra os ovos para dentro do feijão, um a um, e deixe escalfar uns 10 minutos ou até os ovos estarem a seu gosto.

Sirva com arroz branco.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo12:05

    Parece delicioso! Será que resulta com outro tipo de feijão? Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Daniela Sousa21:12

    Cá por casa fazemos muitas vezes e adoramos! 😍

    ResponderEliminar

Imprimir