Lasanha de Sobras de Peixe e Alho Francês (sem queijo)



Acho que posso dizer isto, sem ofender ninguém, mas cozinhar com sobras de outras refeições é a minha cena. Adoro fazê-lo e talvez por isso não seja à toa ter um livro de receitas com sobras.

Claro que há depois receitas de sobras que se tornam clássicos cá em casa. A lasanha de peixe tornou-se uma delas. Normalmente vou colocando numa caixinha e congelando várias sobras de peixe, e quando a caixa está cheia, lá sai uma lasanha - às vezes também um recheio para rissois de peixe, ou uma massinha de peixe. Mas a lasanha é muito prática e rápida para o dia a dia e os miúdos gostam bastante, e eu tento fazê-la mais equilibrada, e portanto não lhe junto queijo, apenas molho bechamel, e fica igualmente deliciosa e é mesmo uma receita que gostamos por aqui.

Podem sempre enriquecer com mais legumes: espinafres, cenoura, ervilhas…. Aqui levou alho francês, que combina muito bem com o peixe (que era uma mistura de pescada, bolonhesa de atum e robalo no forno…)


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de sobras de peixe variadas limpas de peles e espinhas

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

1 folha de louro

2 alhos franceses

600ml de molho bechamel (usei caseiro feito na Bimby com azeite e leite magro)

9 a 12 placas de lasanha seca (sem necessitar de pré cozedura)


Preparação:


Lev uma frigideira ao lume com o azeite, os dentes de alho picados o louro e o alho francês cortado em rodelas finas e previamente lavado. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até o alho francês estar macio. Acrescente depois o peixe, envolva bem e junte metade do molho bgchamel já preparado. Retifique os temperos se necessário. 

No fundo de um pirex ou assadeira que vá ao forno e à mesa coloque um bocadinho da do restante bechamel, apenas para cobrir o fundo. Cubra com 3 a 4 placas de massa, consoante o tamanho do seu tabuleiro e coloque metade da mistura de peixe e bechamel. Faça mais uma camada de placas, junte a restante mistura de peixe e coloque mais uma ultima camada de placas de lasanha cobrindo com o molho bechamel simples.  (Se quiser guardar para levar ao forno apenas nos dias seguintes, cubra bem com película aderente e guarde no frigorífico. Quando for cozinhar, retira a película e segue com a receita).

Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos. Retire depois o papel de alumínio, ligue o grill e deixe cozinhar mais 10 minutos até ficar dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Olá Joana!
    Tenho uma dúvida sobre as planas de lasanha frescas.
    Quando sobram, ou seja, não aplicamos a embalagem toda na lasanha. como as conserva?
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir