Este ano prometi a mim mesma que não ia deixar os presentes de comer para fazer na correria dos últimos dias. Dezembro começou e eu já comecei a fazer algumas coisas. Sei que os dias vão ser intensos e não quero mesmo deixar para a semana que antecede o natal ter de fazer tudo, como tem sido nos últimos anos. Acontece que tenho de me organizar ainda mais para conseguir encaixar para todos os dias fazer algumas coisas para além das coisas que já tenho de fazer.
Ontem fiz doce de abóbora e acabei outras coisas - que este ano tenho umas ideias diferentes das quais vou guardar segredo para já!.
As nossas refeições nestes dias também têm sido bem práticas a juntar a tudo o resto e coisas que posso fazer com antecedência e que depois é só levar do frigorífico ao forno. Ontem saiu este gratinado, numa espécie de empadão que estar muito bom!
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de bacalhau em migas demolhadas e desfiadas
800g de batatas
2 ovos
1 cebola média
1 ramo de salsa picada
Sal pimenta e noz moscada q.b.
500ml de molho bechamel caseiro
Preparação:
Coza as batatas com o bacalhau. Depois de cozido, escorre-se tudo muito bem.
As batatas esmagam-se com um esmagador até ficarem em puré e junta-se o bacalhau previamente desfiado. Junta-se a cebola picada e a salsa, mexe-se bem e tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e juntam-se os ovos misturando bem.
Acrescenta-se depois metade do molho bechamel e coloca-se tudo num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Alisa-se a superfície e por cima coloca-se o resto do molho bechamel.
Leva-se depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até ficar bem gratinado,
Serve-se com legumes cozidos ou uma salada verde.
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário