Bolo de Noz e Café com Cobertura

Mais um bolo de aniversário saiu desta cozinha, desta vez para o meu pai. E não foi fácil encontrar a receita ideal. Procurei em vários livros, revistas, blogues, mas não havia nada que me chamasse a atenção, nada que fosse a escolha acertada.
Já quase em desespero, recorri mais uma vez ao Nigella Kitchen - onde já tinha ido buscar a receita do meu bolo de aniversário - e de repende ali estava o bolo ideal. Foi fácil de perceber que só podia ser aquele: bolo de café e noz com uma cobertura de manteiga, açúcar e café, tal e qual o bolo de bolacha que é o preferido do meu pai. Não tivesse eu sido trapalhona (a preguiça apoderou-se de mim e em vez de ir ao supermercado comprar mais uma embalagem de açúcar em pó para a cobertura, dei comigo a substituir o resto da quantidade pedida por açúcar normal. Claro que a cobertura não ficou aveludada e sentiam-se os os grão de açúcar nos dentes: nada agradável!) e o bolo teria sido ainda um maior sucesso!

Ingredientes:
(adaptado de Nigella Kitchen - Nigella Lawson - pág.275)
(chávena usada com 240ml de capacidade)

Bolo:
1/2 chávena de miolo de noz
1 chávena e açúcar
200g de manteiga à temperatura ambiente
1 1/3 chávena de farinha
3 colheres de sopa de mistura solúvel com 20% café
2 1/2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos
2 colheres de sopa de leite

Recheio e Cobertura:
3 1/4 chávena de açúcar em pó
100g de manteiga à temperatura ambiente
3 colheres de sopa de café expresso (aproximadamente meio café)
metades de nozes para decorar

Preparação:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma de bolo redonda sem buraco.
No robot de cozinha coloque as nozes e ao açúcar e misture até ficar com uma espécie de pó fino. Acrescente a manteiga, a farinha, a mistura solúvel, o fermento, o bicarbonato de sódio e os ovos e, no robot de cozinha misture tudo até ficar com uma massa cremosa. Junte o leite, pelo cano do robot e com este ainda ligado e deixe msiturar bem até ter uma mistura macia e um pouco líquida.
Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. ou até a massa estar cozida. Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos na forma antes de os desenformar. Deixe arrefecer completamente antes de cortar o bolo ao meio e o rechear.
Para o recheio, coloque o açúcar no robot de cozinha. Junte a manteiga e o café e deixe misturar até estar cremoso e espesso.
Recheie o bolo com metade do creme e cubra com o restante decorando com as metades de nozes.

Bom Apetite!

28 comentários :

  1. Olá! Bom dia!
    Aqui fica um truque para resolver o problema do açucar em pó: usar um moinho de café para moer o açucar normal. Fica igualzinho ao de compra, muito mais barato e em poucos segundos. Aliás, em casa da minha Mãe há um moinho que só serve para moer açucar para o bolo de bolacha do meu irmão - o favorito dele! Na falta de um moinho, até com a varinha mágica eu já experimentei e também resulta, embora seja um pouco mais trabalhoso.
    Espero que esteja tudo bem por ai. Beijinhos, MJ

    ResponderEliminar
  2. Faço sempre assim com o açúcar normal como a MJ ;-D o açúcar em pó é raro comprar...

    O bolo esta divinal,foi o perfeito para o teu pai,bjokinhas amiga

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Qual é mulher que nunca alterou um ingrediente? Não se trata de preguiça, mas sim de sermos práticas! Adorei a sugestão do moinho de café, que já usei mas para picar ervas.
    O bolo tem um aspeto delicioso. Até apetece passar o dedo no ecrã!!!
    Já experimentou o de 4 chocolates da Nigella?

    ResponderEliminar
  4. hum! que tentação!

    ResponderEliminar
  5. Um grande e bom pecado a ser cometido. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Hummm...este bolo tem cá um aspecto! Tenho de tomar nota desta receita! :)

    Bjins

    ResponderEliminar
  7. Aposto que estava delicioso, ainda que a cobertura não estivesse tão perfeita como querias!
    A combinação deve ser deliciosa!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Se tivesses uma Bimby tinha-se resolvido o problema do açúcar em pó!
    De qualquer forma a foto está excelente, e o bolo parece mesmo apetitoso!!
    Pat
    http://feiticodacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá...

    Sigo este blog atentamente e diariamente, faz parte da minhalista de eleição e é a ele que recorro sempre para inspiração na cozinha.

    Quanto a alterar os ingredientes... ui, eu sou perita, até porque muitas das vezes não tenho tudo o que necessito para fazer a receita desejada e às vezes não compensa ir comprar pq só servirá uma vez e acabo por ter que deitar fora, assim "invento" como dizem o meu marido e o meu filho.

    Posto isto e após tantas dicas boas, pergunto e quem não tiver robot de cozinha??? :)

    Obrigado
    beijokas

    ResponderEliminar
  10. Alterado ou não eu comia uma fationa...

    Bjokas,

    Rita

    ResponderEliminar
  11. belíssimo bolo!:D**

    ResponderEliminar
  12. Andava mesmo à procura de um bolo com nozes, para aproveitar umas que ali estão na dispensa. Nenhum me tinha parecido tentador, até encontrar este. Gostava somente de saber qual é a textura do bolo, porque estou a pensar dispensar a cobertura e o recheio (para serem menos calorias), mas não o queria muito seco. Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. O bolo parece delicioso :) quando alguém fizer anos já sei o que usar (para substituir o bolo de amêndoa que é feito todos os anos, pela minha mãe).

    Em relação ao açúcar em pó, nós cá em casa utilizamos muito e nunca compramos...costumamos "triturá-lo" no 1,2,3 e fica tal e qual o comprado ;)

    Continuação de óptimo trabalho :) *

    ResponderEliminar
  14. Foi uma excelente escolha .Ficou bem giro.

    Parabéns ao teu pai.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Cá em casa não se compra açúcar em pó uso o 123 e fica igual ao de compra.

    ResponderEliminar
  16. Eu até gosto mais de sentir o açucar crocante...

    ResponderEliminar
  17. Gostei da receita e das dicas que foram aparecendo para moer o açucar ;)

    ResponderEliminar
  18. Este bolinho com esta cobertura

    http://mefrancesca.blogspot.com/2010/11/bolo-de-cenoura-e-frutos-secos-com.html

    deve ficar uma delícia...e mais saudável ;)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Ora, sentir os grãos de açúcar "estaladiços" até é bom ;o)

    ResponderEliminar
  20. Tem um óptimo aspecto, deve de ficar uma delicia.
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito do bolo! É daqueles que também fazia as delicias da minha mãe...
    Esse livro da Nigella anda-me a tentar...

    ResponderEliminar
  22. Olá!
    O bolo tem um aspecto delicioso!
    Beijinhos SDM

    ResponderEliminar
  23. lucia20:27

    adoro a Nigella. mas tenho uma sugestao de outra senhora britanica que faz excelentes bolos. o nome dela e Mary Berry. o livrinho que tenho dela ecomo uma biblia no que toca a doces...
    agora tambem temos ca em inglaterra outra "chef" chamada Lorraine Pascale que tambem faz o no knead bread.
    ja agora parabens pelo blog. adoro as fotos...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo02:19

    e muito bom .e facil de fazer continue bjs

    ResponderEliminar
  25. colher d epau fizeste uma boa escolha. eu tambem fico sempre indesisa e ando de novo porque no fim de semana tenho que fazer um bolo e nao sei o que. esta aqui uma boa ideia.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Ai meu Deus, que bom aspecto !!!!

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  28. Joana19:25

    Olá,

    O bolo tem óptimo aspecto e gostava de experimentar fazê-lo, mas ainda estou a dar os primeiros passos nestas coisas. Não tenho robot de cozinha, qual a melhor maneira de misturar os ingredientes?

    Obrigada,

    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir