Bacalhau com Crumble de Broa e Chouriço

Estas receitas são as minhas favoritas. Pouco tempo de preparação. Simplicidade na apresentação e na confeção. Poucos ingredientes mas de qualidade. Ingredientes que facilmente temos em casa ou que encontramos em qualquer lado.
O fiel amigo bacalhau. Azeite e batatas dos avós. Um chouriço de porco preto que veio de Beja e que fez parte do cabaz de natal que os nossos amigos Tiago e Cristina nos ofereceram.
Broa caseira - se não me engano da Freixianda - que sobrou num dos nossos jantares de sofá verde e que o Marco me fez trazer.
Tudo combinado numa receita perfeita para um almoço de domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de bacalhau (ou postas altas) sem a pele
1 cabeça de alho
1 cebola
4 batatas médias
1 fatia grande de broa de milho
½ chouriço de carne de boa qualidade
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e a cebola. Corte a cebola em rodelas finas e coloque-as no fundo de um recipiente que vá ao forno e à mesa. Corte também as batatas em rodelas nem muito grossas nem muito finas e disponha-as juntamente com a cebola polvilhando ligeiramente com um pouco de sal e pimenta.
Disponha depois os lombos de bacalhau por cima da cama de batata e cebola e corte a cabeça de alho ao meio colocando-a também no recipiente. Regue generosamente com azeite.
No robot de cozinha coloque a broa sem côdea e o chouriço sem pele cortado grosseiramente e triture até ficar com uma espécie de crumble. Disponha depois essa mistura por cima dos lombos de bacalhau e regue-os com um pouco mais de azeite.
Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe acabar de tostar. (Mas não deixe queimar como eu!!!!)
Sirva polvilhado com coentros e com brócolos cozidos.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. AMO estas receitas. Aquelas que já comemos e gostamos mas nunca nos aventuramos a fazer porque falta aquele incentivo. O incentivo está aqui: tudo explicadinho :) Obrigada!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:23

    http://thabrincandonacozinha.blogspot.pt/2012/07/sufle-de-brocolis-e-couve-flor.html ----> fotocopia do slogan!

    ResponderEliminar
  3. Adoro o contraste entre o bacalhau e os enchidos, com farinheira também fica excelente! O teu blog é uma inspiração diária, mais umas vez o digo :)

    ResponderEliminar
  4. aspeto maravilhoso! bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece-me uma excelente sugestão! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Joana,
    Iniciei-me agora nestas andanças dos blogs de culinária. A Joana tem sido uma inpiração.
    Eu, por acaso, até acho que o sabor meio amargo do crumble um bocadinho tostado ajuda a contrastar com a gordura dos enchidos :-)
    Beijinhos e continuação de muitas receitas.
    Eva

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:51

    boa noite, adorei esta receita, mas como não sou grande cozinheira, gostava que me disse-se se posso fazer o crumble de broa e chouriço no liquidificador...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:57

    solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.

    ResponderEliminar

Imprimir