O dia de hoje é especial para mim (para nós!). Fazemos 8 anos de casamento e o nosso filho faz hoje 6 meses de vida. Coincidência engraçada.
Em oito anos, muita coisa mudou. Nós somos diferentes, mas transformamo-nos um com o outro. Adaptamo-nos às nossas diferenças e nunca deixamos que elas interferissem na nossa relação. Abraçamos juntos as dificuldades que tivemos ,e juntos conseguimos ultrapassar os momentos menos bons. Nunca desistimos de ter um filho e foi no ombro um do outro que conseguimos encontrar a persistência, a perseverança e a esperança. Partilhamos todas as coisas boas que acontecem um ao outro. Somos os melhores amigos. Discutimos algumas vezes mas nunca nos deitamos zangados um com o outro. Pedimos desculpas sinceras quando temos a culpa e damos sempre “o braço a torcer” quando não temos razão.
O Zé Maria é agora o nosso orgulho e somos uns pais babados. Somos felizes. Genuinamente felizes e sentimo-nos agora mais plenos e completos. Passaram 8 anos. Ainda tão pouco tempo para quem quer estar junto a vida toda. (E hoje, a tal receita de salmão com funcho que a senhora que me vendeu o funcho no mercadinho biológico me falou. E uma salada de primavera inspirada num salada que comi em casa da Gigi e do Marco e que adorei!)
Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de salmão
1 limão
Sal e pimenta q.b.
1 bolbo de funcho com rama
Azeite q.b.
Salada de Primavera:
Alface + rúcula ou mistura de salada verde
1 tomate
1 cenoura
¼ de couve roxa
10 cogumelos
6 rabanetes
Croutons q.b.
Sal, azeite e vinagre q.b.
Preparação:
Lave o funcho retire-lhe a rama e corte-o em fatias finas. Coloque metade do funcho num tabuleiro que vá ao forno, tempere com umas pedrinhas de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Por cima do funcho coloque os lombos de salmão e por cima deste disponha o restante funcho. Tape com papel de alumínio e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o funcho estar macio.
Entretanto prepare a salada primavera. Numa saladeira coloque as folhas verdes previamente lavadas. Descasque e rale a cenoura, corte a couve roxa em juliana fina e junte tudo na saladeira assim como os rabanetes em rodelas e o tomate em cubinhos.
Lave e lamine os cogumelos e leve-os a saltear num frigideira juntamente com um fio de azeite. Tempere de sal e quando estiverem cozinhados retire-os e deixe arrefecer. Junte-os depois à salada assim como os croutons e tempere a salada com sal, azeite e vinagre mesmo antes de servir.
Sirva a salada juntamente com o salmão, previamente decorada com um pouco da rama do funcho e umas batatinhas primor assadas ou cozidas.
Bom Apetite!
Muitos parabéns e Felicidades para os três.
ResponderEliminarHoje não posso deixar de desejar as maiores felicidades e muitos parabéns. O Zé Maria agora vai ficar ainda mais lindo, eu tenho uma Beatriz com 8 meses. Muitos beijinhos.
ResponderEliminarAna Filipa
Muitos Parabéns e votos de muitos mais anos de uma vida feliz!
ResponderEliminarCá em casa adoramos este tipo de pratos.
Bjinhos
Parabéns :)
ResponderEliminarAdorei a receita, tem tudo aquilo de que gosto.
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Muitos parabéns e muitas felicidades!
ResponderEliminarBjs
Sou viciada em salmão, que receita deliciosa! Muito obrigada!
ResponderEliminarhttp://mundodamafy.blogspot.pt/
Muitos parabéns, Joana! Parabéns pela celebração dos 8 anos de casamento, dos 6 mesinhos de vida do Zé Maria e também, muitos parabéns por não desistir dos seus sonhos e apesar das adversidades, ver que conseguiu alcançar o que mais desejava! Parabéns por ser uma lutadora! Parabéns aos 3!!!
ResponderEliminarGrande beijinho.
Carmen Ramos
Muitos parabéns :)
ResponderEliminarFelicidades!
Olá Joana procurando uma receita de salmão diferente ( nas suas receitas claro) resolvi fazer esta principalmente porque tenho um bolbo de função k a minha mãe me deu mas ao ler fiquei com uma duvida:com uma hora de forno o peixe não fica mt seco? Beijinhos
ResponderEliminarOlá Joana procurando uma receita de salmão diferente ( nas suas receitas claro) resolvi fazer esta principalmente porque tenho um bolbo de função k a minha mãe me deu mas ao ler fiquei com uma duvida:com uma hora de forno o peixe não fica mt seco? Beijinhos
ResponderEliminarElsa.
EliminarNo caso específico desta receita o peixe não ficou seco. Primeiro porque as postas de salmão eram realmente muito grossas, e depois porque o funcho, à medida que cozinha, vai libertando sucos que mantêm o peixe húmido e saboroso.
Espero ter ajudado.
um beijinho,
Joana