Bolo de Limão, Iogurte e Chocolate Branco


Os bolos simples e feios acabam muitas vezes a ser os mais saborosos. Este bolo que nem cresceu muito, que tem esta cara simples e comum torna-se irresistível à primeira fatia.
Assim como algumas pessoas que nos surpreendem pela positiva ao primeiro contacto. É assim este bolo.
Com o sabor do limão e do chocolate branco. Húmido, por causa do iogurte, é um daqueles bolos que nos faz roubar uma fatia pequenina de cada vez que passamos por ele.
Para mim serviu para gastar uns ovos e utilizar um dos muitos limões que anda aqui por casa. E foi um pouco “inventado” e “adaptado” à medida que o ia preparando.
Apesar de não um simples bolo de “chá”. Apesar de não ter ficado muito perfeitinho (apesar de não se ver na foto, o meu bolo até se partiu um pouco ao desenformar) é um bolo com carácter. 
Só o consigo mesmo comparar a algumas pessoas que fazem parte da minha vida. Simples de feitio e de trato. Com os defeitos que todos temos, sem quererem ser mais do que aquilo que são e tão agradáveis que só queremos estar na sua companhia.
Um bolo para o fim de semana com amigos de todos os dias!

Ingredientes:

6 ovos
1 iogurte natural (125g)
250g de açúcar
150g de manteiga
200g de chocolate branco
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 limão

Preparação:

Numa taça bata o açúcar com a manteiga até ficar com um creme esbranquiçado. Acrescente depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Acrescente agora o iogurte e junte a raspa e o sumo de limão, a farinha e o fermento até obter uma massa sem grumos.
Pique grosseiramente o chocolate e acrescente à mistura anterior envolvendo bem.
Coloque a mistura numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada com farinha e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até que o bolo esteja cozinhado quando testado com um palito.
Deixe arrefecer na forma antes de desenformar.


Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Deve ser um bolo mesmo delicioso, eu também sou assim nem sempre o mais bonito é o mais saboroso, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:21

    Mas que belo bolinho! Concordo consigo no que se refere aos bolos simples e "feios". Cresci com este género de bolos e, desde que me lembro, eram os que desapareciam num instante (nunca foi habitual em casa fazer bolos recheados ou cobertos com creme, o mais "elaborado" era uma torta abafada, recheada com marmelada diluída em Vinho do Porto ou sumo de laranja, que a minha mãe fazia no Natal e Páscoa, para além do pão de ló). Não devemos julgar as coisas pela aparência, e mesmo aplica-se às pessoas. Podemos ser surpreendidos pela positiva ou negativa (e esta é mais difícil de superar). Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Apetece-me mandar instalar um forno aqui no barco. Quando chegar a casa tenho de experimentar este bolo, parece delicioso.... Estou com água na boca.

    ResponderEliminar
  4. Uma combinação perfeição que resultou muito bem,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo, nem sempre o que fica muito bonito fica com aquele sabor irresistível.
    Adorei a combinação de ingredientes.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/quinze-dias-com-donal-skehan-e-duas.html?m=1

    ResponderEliminar
  6. Bem, com tantos elogios este (é mais um que) vou mesmo ter de o fazer :P Bjinhos e bom fds/boas férias! P.S. - a ver se este comentário segue em frente ;)

    ResponderEliminar
  7. A combinação já parece irresistível, se foi aprovado, levo a sugestão!
    Ótimo fds

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. E onde é que entra o iogurte?? Estou com a mão na massa e agora é que vi que a receita não indica em que fase entra o iogurte! Vou colocá-lo agora no fim, vamos ver no que dá 😊

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:26

    É uma grande porcaria. Fica gorduroso e a autora do blog nem conseguiu escrever a receita como deve ser!

    ResponderEliminar
  11. Caro Anónimo,

    Realmente a autora do blogue, por lapso, não referiu em que pare da receita entra o iogurte natural, lapso esse pelo qual peço imensa desculpa, e que entretanto já foi retificado. De qualquer maneira, o iogurte poderia entrar mais tarde na receita sem comprometer a mesma. E, na minha opinião, isso não quer dizer que a receita esteja "mal escrita", mas isso é discussão que dava pano para mangas.
    Quanto ao bolo lhe ter ficado "uma grande porcaria" e "gorduroso", é realmente lamentável. O que eu fiz estava bastante saboroso e há outros leitores que eu sei que o prepararam e não obtiveram o mesmo resultado (poderá comprovar as minhas palavras através da página do facebook do blogue, onde algumas pessoas partilharam a sua expediência com o bolo).
    Talvez alguma coisa não lhe tenha corrido tão bem - quer seja pelo meu lapso com a referencia ao iogurte, ou apenas porque lhe correu mal: acontece.
    A falta de educação no seu comentário é que era dispensável, mas já tenho este blogue há demasiados anos para saber que há quem por aqui só ande há procura de falhas e não para falar dos restantes 90% de trabalho, que é manter um blogue diário há mais de 9 anos, numa partilha de receitas e ideias com quem me quer seguir.
    Atenciosamente,
    Joana Roque

    ResponderEliminar
  12. Despertou me a atenção...ser de iogurte, ou seja, fácil para uma leiga na cozinha! Já o fiz...e ficou muito bom! Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
  13. Depois do precalço do iogurte que foi ultrapassado, confesso que não gostei muito do resultado final. O chocolate assentou no fundo da forma, acabou por caramelizar e ao desenformar ficou todo esse fundo agarrado na forma. Para além disso é exageradamente doce. Eu sou gulosa e não consegui comer mais do que 3 pedacinhos do bolo todo.

    ResponderEliminar
  14. Depois do precalço do iogurte que foi ultrapassado, confesso que não gostei muito do resultado final. O chocolate assentou no fundo da forma, acabou por caramelizar e ao desenformar ficou todo esse fundo agarrado na forma. Para além disso é exageradamente doce. Eu sou gulosa e não consegui comer mais do que 3 pedacinhos do bolo todo.

    ResponderEliminar
  15. Olá! O meu marido instituiu a "tradição" do bolo à sexta no sítio onde trabalha. Cabe-me a mim fazer os bolos quando é a vez dele, claro... :) o de hoje foi este é foi... um sucesso! Ficou baixinho, caramelizou e parecia uma queijada gigante. Não sobrou nada ;)

    ResponderEliminar
  16. Olá! O meu marido instituiu a "tradição" do bolo à sexta no sítio onde trabalha. Cabe-me a mim fazer os bolos quando é a vez dele, claro... :) o de hoje foi este é foi... um sucesso! Ficou baixinho, caramelizou e parecia uma queijada gigante. Não sobrou nada ;)

    ResponderEliminar
  17. Fiz ontem. Ficou muito bom

    ResponderEliminar

Imprimir