Cavalas Alimadas


A receita é tradicional, da região do Algarve, apesar de se associar a receita de pescadores, e mais vezes feita com carapaus, embora também se encontrem algumas versões com cavala. É preparada com o peixe inteiro, sem cabeça e sem tripa, mas eu acabei por fazer com filetes de cavala porque era o que tinha disponível. O método de “alimar”, não é nada mais nada menos do que retirar a pele do peixe depois de cozinhado, e não tem nada a ver com temperos cítricos.
Come-se frio, e é um petisco delicioso que, embora simples, exige alguns dias de preparação, pois o peixe tem de ser salgado primeiro.
Espero que gostem.

Entretanto convido-vos a estarem comigo na Feira do Livro da Figueira da Foz, dia 27 de Agosto, pelas 18h. Estarei por lá para uns autógrafos e dois dedos de conversa. Apareçam!

Ingredientes para 2 pessoas como prato principal, 4 como petisco:

4 cavalas em filetes (ou carapaus, que devem usar, segundo a receita original inteiros, sem cabeça e sem tripa)
sal grosso marinho q.b.
3 dentes de alho
pimenta q.b.
1 colher de sopa de oregãos
azeite q.b.
vinagre de vinho q.b.
1/2 cebola cortada em fatias muito finas

Preparação:

Comece por salgar abundantemente os filetes  - ou os peixes inteiros sem tripa e cabeça - e tape-os com película aderente. Se usar filetes deixe ficar assim cerca de 24 horas, mas se usar o peixe inteiro, deixe cerca de 2 dias. Ao fim desse tempo o peixe estará firme - curtido pelo sal - e terá formado bastante líquido. Passe o peixe por água, para retirar o excesso de sal (pode até deixar um pouco de molho) e coza-o durante uns minutos (5 a 10 minutos) em água a ferver.
Quando o peixe estiver cozido retire-o uma taça com água fria, e comece o processo de “alimar” - retirar a pele do peixe. Com os dedos, esfregue (alime) a pele, que se vai descolando do peixe deixando os filetes limpos. Coloque-os num prato de servir. (Se sentir o peixe ainda muito salgado, deixe-o de molho até que tenham o tempero adequado).
Se quiser, separe os filetes de modo a conseguir retirar as espinhas do meio, e se usar o peixe inteiro, com a ajuda de uma pequena faca retire a espinha dorsal, e a espinha central, deixando apenas os filetes do peixe.
Tempere depois os filetes com os dentes de alho laminados finos, os oregãos, a pimenta e regue co o azeite, de modo a que todos os filetes de peixe fiquem cobertos. Junte depois dois esguichos de vinagre. Por cima disponha a cebola fininha. Deixe marinar um pouco antes de servir - é óptimo para fazer de véspera.
Acompanhe com batata cozida (no algarve também se acompanha com batata doce) e salada de tomate.

Bom Apetite!


3 comentários :

  1. Anónimo11:13

    Estava curiosa com o que iria sair desta receita!
    Confesso que não tenho boas recordações de infância deste prato (carapaus alimados), pois foi na fase de não gostar muito de peixe cozido (e a minha mãe não usava temperos, tirando o sal).
    No entanto, o paladar muda, e estou curiosa para experimentar.
    Até parece que adivinhou que tenho carapaus em casa (comprados na praça, arranjados e congelados)! Irei dar tempo ao tempo para curtirem, de forma a fazer no fim de semana, com "vestimenta" (temperos) e acompanhamentos a rigor!
    Venham mais ideias da nossa culinária, que muitas vezes anda esquecida, no meio de tanta influência e novidade.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. vai ter que vir ao algarve para repensar essa receita
    eu , aos carapaus no máximo 8 horas de sal , senão desidrata demasiado

    ResponderEliminar
  3. Ironware is one of the most important and widely used materials in various industries. آهن آلات پرگاس فلز These materials are used in various sectors of life and industry due to their characteristics such as high strength, flexibility, durability, and recyclability.

    ResponderEliminar

Imprimir