Compota Caseira de Pêssego


O nosso pessegueiro no jardim tem dado imensos pêssegos este ano. O pessegueiro tem estado tão carregado, que os ramos chegam quase ao chão, tanto é o peso. E os pêssegos são doces e sumarentos, mesmo muito saborosos. Claro que os temos comido e oferecido, mas mesmo assim são demasiados. Quase a ir de férias tinha de lhes dar outro rumo. Escolhi os mais maduros, colocando os restantes na gaveta do frigorífico, e fiz compota. Compota a pensar no Natal. Para colocar nos frascos de vidro que guardo religiosamente desde do início do ano, e que alguns amigos também me vão trazendo.
Compota dos meus pêssegos do jardim que, modéstia à parte ficou deliciosa, e que será para colocar nos cabazes de Natal deste ano. E não, não me chamem maluca e que ainda falta muito para o natal. Porque estas coisas começam a preparar-se com tempo. Guardar frascos desde o início do ano, aproveitar a fruta da época e ir fazendo as compotas ao sabor e vontade do que vamos tendo. (E se têm dúvidas com todos estes timmings, aconselho a consultarem o calendário de preparação de cabazes de natal que coloquei no livro “Presentes com um sabor Especial”)
E aqui fica a receita, sendo que pêssegos deliciosos é o principal ingrediente, para além do carinho com que se fazem estes mimos para oferecer.
E agora, chega finalmente a altura de seguir de férias em família, apanhar sol, areia e banhos de mar. E de ir ao mercado, e de ler, e de brincar com os mais pequenos. As receitas, como sempre continuam com muitas sugestões e ideias para estes dias!

Ingredientes para 4 frascos de cerca de 225ml cada:

1kg de pêssegos (peso dos pêssegos já descascados e sem caroço)
700g de açúcar
opcional (casca de limão ou 1 colher de chá de pasta de baunilha)

Preparação:

Num tacho coloque os pêssegos partidos em pequenos pedaços e acrescente o açúcar e, se usar a casca de limão ou a baunilha. (Atenção que ao fazer compotas nunca deve usar um tacho muito pequeno, pois a compota necessita de “espaço” para ferver sem correr risco de entornar)
Mexa bem todos os ingredientes, de modo a começar a dissolver o açúcar na polpa da fruta e leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar lentamente (cerca de 1h, 1h30) até o doce estar no ponto. Isto significa que, colocando um pouco da doce num pires e passando com a ponta de uma colher ou do dedo, esta abre uma “estrada” que não se une de imediato. (Atenção para não deixar a compota passar do ponto e ficar rija e caramelizar.)
Coloque depois a compota ainda quente, em frascos de vidro previamente esterilizados (e de preferência também quentes) e tape de imediato. Vire-os depois de cabeça para baixo e deixe ficar assim cerca de 30 minutos para que criem um vácuo natural.
Etiquete a gosto e guarde-os depois num local fresco e seco até utilizar.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. E que bom que é, não é amiga?
    Ter a nossa fruta no quintal é do melhor mesmo.
    E que belo doce que fizeste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:01

    Uma boa sugestão para "prolongar" os pêssegos ao longo do ano, e uma boa sugestão para as ofertas de Natal.
    O doce de pêssego é um dos doces preferidos da minha irmã, além de outros.
    Por aqui, também, já se começou a "compotar" algumas coisas: morangos, alperces, nesperas, amoras silvestres, laranja - este feito no início do ano para usar as laranjas do quintal e da cesta. Este ano, estou a fazer menos quantidade, pois ainda tenho muitos doces do ano anterior.
    Mas ainda quero fazer de pêssegos, figo, pera, ameixas, pois têm sempre lugar cativo em casa, e nas ofertas de Natal.
    Não é cedo para pensar nestas coisas, pois há coisas que se fazem com tempo, e a partir do momento do regresso às aulas, o tempo parece que voa sem dar por isso.

    Um grande beijinho e umas boas férias,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Então se és maluca, eu tb sou, pq já fiz dois tipos de compota a pensar no Natal ;) E tb ando a aproveitar os saldos pensando no mesmo e daqui a uns dias serão os licores ;) Bjinhos e boas férias!

    ResponderEliminar
  4. Tão bom termos fruta assim para comer e aproveitar para fazer uns miminhos. Sabes que faço o mesmo: guardo frascos, outros trazem-me, para colocar as compotas e oferecer no Natal e ao longo do ano ;) não és nada maluca!!! O timming é perfeito: agora é que é a época da fruta e agora é que deve ser aproveitada ;)
    Há uns dois anos fiz a tua receita de doce de pêssego e baunilha para oferecer no Natal: ficou uma delícia :) entretanto o ano passado e este ano os pêssegos não têm abundado por cá!!! O ano passado foram as goiabas (da minha tia e de uma amiga da minha mãe) e lá saiu goiabada para oferecer. Este ano o que houve em grande quantidade foram ameixas e tomate, portanto para este ano há doce de ameixa e doce de tomate para oferecer :)
    Votos de umas boas férias, como muito descanso e brincadeiras com os pequenos. Beijinhos e bons mergulhos :)
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:17

    Boa tarde joana. Na placa de vitroceramica em que numero coloca para ficar em lume baixo? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A minha placa é de indução e não sei se será a mesma coisa que a de vitrocerâmica. No entanto esteve a 4 (a minha placa vai de 0 a 10) a fervilhar muito baixinho.. Mas acho que deve depender de placa para placa.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  6. Fiz de pêssego e mirtilos mas adicionei pectina de fruta, para ajudar na consistência e conservação.
    Estão maravilhosos e sim, também feitos a pensar nos cabazes de Natal!

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de árvore!
    E quantas saudades de uma compota caseira :)

    Beijinhos,
    http://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar

Imprimir