Almôndegas com Leite de Coco, Tomate e Mozarella


É daquelas coisas que os miúdos comem bem, e que se preparam rapidamente. Aqui em casa fiz com carne de vaca, mas podem usar qualquer carne da vossa preferência.
Numa frigideira larga cozinham muito rapidamente, bem como o molho também apura mais depressa, o que torna a receita ainda mais rápida de preparar.
Acabei a juntar leite de coco, pois tinha a lata aberta e a necessitar de ser gasta, mas podem só fazer com molho de tomate caseiro, ou mesmo com um pouco de natas.
Foi um jantar muito apreciado pelos mais pequenos cá de casa!

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de carne de vaca picada
1/2 cebola picada
sal e pimenta q.b.
1/2 bola de mozarella fresca
150ml de leite de coco - parte mais espessa da lata
1 tomate maduro (usei tomate coração)
folhas de manjericão fresco q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a carne picada e tempere-a com sal pimenta e com a cebola picada. Faça depois pequenas bolas do tamanho de nozes e leve-as ao frigorífico para ganharem firmeza. (Neste ponto, se quiser pode congelar as almôndegas para depois usar mais tarde ou quando necessitar.)
Leve depois uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie as almôndegas até que comecem a ficar douradas. Junte depois o leite de coco, e o tomate previamente cortador em cubos. Retifique de sal e pimenta, tape e deixe cozinhar em lume brando durante alguns minutos até o molho apurar e as almôndegas estarem cozinhadas. Acrescente depois as folhas de manjericão fresco grosseiramente rasgadas com as maõs. Retire e coloque no prato de servir.
Por cima coloque a mozarella previamente esfarelada com as mão, deixando derreter em contacto com a carne e o molho quente.
Sirva com legumes, ou com um pouco de esparguete ou outro acompanhamento da sua preferência.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:32

    É o que se pode chamar de "fast food" caseiro com um toque exótico!
    As almôndegas são versáteis, podendo ser simples ou mais "elaboradas" (recheadas com queijo, pedaços de bacon ou frutos secos por exemplo, ou as combinações que se usam no recheio do rolo de carne), com ou sem molho, e com acompanhamentos diversos (o clássico esparguete ou puré de batata - uma das minhas comidas de conforto, legumes cozidos ou salteados, salada). É daquelas comidas que agrada a todos, e que pode sair de forma diferente, consoante as carnes utilizadas, e a sua forma de confeção (frita, assada ou saltedas/cozidas no molho).
    É uma ideia a ter em conta, para juntar a outras, usando o que se tem em casa.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma excelente receita! Acho que vou experimentar! Gosto imenso de almôndegas ahah :)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar

Imprimir