Pataniscas de Carne


Cá em casa, já sabe, nada se estraga e muito menos se deita fora. Umas sobras de lombinho de porco assado acabaram numas belas pataniscas e assim se limpou o frigorífico.
Confesso que as pataniscas acabam por ser uma receita de recurso que uso imenso cá em casa para limpar restinhos: de peixe, de legumes, de carne, e até de carnes frias como presuntos e enchidos. Com muito pouco consegue-se fazer uma refeição onde o mais importante é mesmo não desperdiçar nada.
Fica mais uma singela sugestão. Pode ser que vos dê jeito numa próxima vez que não saibam o que fazer aquele “nico” de comida que está na caixinha no frigorífico!

Ingredientes para cerca de 8 pataniscas:

1 ovo
4 colheres e sopa de farinha  (de trigo ou outra farinha a gosto)
1 pé de salsa
60ml da água gaseificada
1/2 chávena de restos de lombinho de porco assado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Pique finamente as sobras de carne de porco. Pique também a salsa.
Numa taça coloque a farinha e o ovo e misture bem até ficar com uma mistura lisa. Tempere com sal e pimenta a gosto e vá acrescentando a água gaseificada até obter uma mistura homogénea,Acrescente depois a carne picada e a salsa e envolva bem.
Leve um frigideira ao lume com um pouco de azeite, deixe aquecer bem e frite colheradas de massa até ficarem douradias. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva as pataniscas com uma salada variada.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo09:34

    As pataniscas são sempre uma boa ideia para aqueles "restinhos"!
    Podem servir para uma refeição ligeira, petisco, ideais para um piquenique.
    Curiosamente, fiz umas "pataniscas" aldrabadas de milho e pimento assados. A ideia inicial era umas panquecas, mas a massa ficou espessa, e viraram uma espécie de "panqueca - patanisca" sem fermento. Apesar do contratempo, ficaram boas e coloridas, e "desenrascaram" uma refeição de feriado.
    Tenho que lembrar de ter em casa água com gás ou cerveja, pois estes ajudam a dar leveza à massa. Além disso, há sempre "restinhos" para serem usados.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta ideia.
    Normalmente só me lembro das pataniscas de bacalhau, mas é ótimo ter estas "luzinhas" para aproveitar as sobras que temos lá por casa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:13

    Mas que excelente ideia! Muito obrigada! Vai ser testada muito proximamente. Beijinho, Rosa Pinto

    ResponderEliminar
  4. De carne? Nunca me tinha lembrado disso, mas faz todo o sentido. Uma ideia muito interessante.

    ResponderEliminar

Imprimir