fev282018

Panquecas de Coco e Limão


De vez em quando, faço leite de coco em casa - para algumas receitas familiares muito específicas - e fico sempre com o “subproduto” do coco, que habitualmente uso para fazer farinha de coco. (Para estas receitas sigam os links indicados!)
Desta última vez que fiz leite de coco, em vez de secar o coco resultante para fazer farinha, e como eram quase horas do lanche, decidi utilizar o coco mesmo assim para fazer umas panquecas rápidas para o lanche. O resultado ficou tão bom que não poderia deixar de partilhar aqui, até porque é um aproveitamento maravilhoso de algo que de outra forma poderia ir parar ao lixo. E eu, cada vez mais, tenho a preocupação e o exercício de desperdiçar o mínimo possível.
Para quem queira experimentar as panquecas e não tendo este “subsproduto” do coco, basta utilizarem coco ralado na mesma proporção e eventualmente um pouco mais de leite.... E a combinação do coco com o limão fica maravilhosa!

Ingredientes para 6 panquecas médias:

4 colheres de sopa cheias de “subproduto” de coco (explicação em cima ou podem usar coco ralado normal) 
50ml de leite coco (usei o que tinha feito)
raspa da casca de 1 limão
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo
3 colheres de sopa de linhaça moída (tb podem usar farinha de aveia)
1 colher de sopa de açúcar mascavado ( ou 2 tâmaras)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triture até obter uma mistura homogénea, como um polme e não muito líquida.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem - se preferir pode juntar um pouco de manteiga - coloque colheradas de massa e deixecozinhar de um lado até comecarem a surgir bolhinhas na superfície. Vire e cozinhe do outro lado.
Repita até esgotar a massa.
Sirva as panquecas com mel, ou fruta fresca.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo14:38

    Gosto desta sugestão de reutilização da polpa/"resíduo"/sub-produto do leite de coco!
    Já não faço leite de coco (ou outro) há algum tempo, e normalmente o "resíduo" era aproveitado para fazer a farinha, sendo usado quase de imediato (não deixava passar muito tempo para a utilizar).
    E sim, coco e limão é uma boa combinação, que costumo usar em bolos e bolachas de coco, quando quero um toque fresco e cítrico.
    Venham mais ideias destas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. This post was so easy to understand and full of great advice. Thanks for sharing your expertise with us!

    ResponderEliminar