Red Velvet para o Dia de S. Valentim


Andava há imenso tempo para fazer um red velvet. Achei que o dia dos namorados era a desculpa perfeita para preparar o bolo. Claro que sendo o dia antes do dia dos namorados terça feira de carnaval, e tendo eu sempre por aqui alguém a passar para ver a Maria Benedita, achei que tinha o motivo ideal para fazer o bolo, até porque tinha várias bocas para o ajudarem a comer.
E assim foi. Enquanto fazia o almoço, nada melhor do que fazer também o bolo que cozeu no forno enquanto almoçamos. Depois foi só mesmo deixar arrefecer e preparar a cobertura... Entre o Zé e o António, e dar de comer à Benedita, estava a ver que nunca mais acabava o bolo! O que é certo é que assim que o terminei, mal deu tempo de tirar uma foto, porque num instante já estava meio comido! É o que dar terminar bolos com o pessoal à espera para uma fatia. E um dos motivos pelo qual raramente consigo grandes cenários para as minhas fotos! É fazer, e tirar duas ou três fotos rápidas, porque À sempre alguém à espera para comer..
Mas mesmo assim, aqui fica uma deliciosa sugestão para fazerem mais logo, como “Bolo do Namorados”, ou em outra qualquer ocasião. Vale a pena experimentar!



Ingredientes para o bolo:

100g de manteiga 
200g de açúcar
275g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau
2 colheres de chá de vinagre (usei vinagre de vinho branco)
1 colher de sopa de corante vermelho em gel
2 ovos grandes
200ml de leite

Ingredientes para o recheio e cobertura:
200g de creme de coco
150g de açúcar em pó
150g de manteiga à temperatura ambiente
confeites a gosto

Preparação:

Comece por preparar o bolo. Numa taça coloque o açúcar e manteiga e bata com a batedeira elétrica até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Junte depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Junte depois o vinagre e o corante em gel e volte a misturar com a batedeira.
Misture depois numa outra taça a farinha com o fermento, o bicarbonato e o cacau. E noutro recipiente coloque o leite.
Adicione 1/3 da mistura de farinha à mistura de ovos e açúcar e bata com a batedeira. Junte depois metade do leite, mais 1/3 de farinha, a outra metade do leite e termine com a restante farinha. Bata com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea.
Divida depois a mistura por duas formas de mola com 15cm de diametro, untadas e forradas com papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar e deixar os bolos arrefecer sobre uma grelha.
Entretanto prepare o recheio e cobertura. Bata o creme de coco com o açúcar em pó e adicione a manteiga à temperatura ambiente, batendo com a batedeira até obter um creme fofo e leve. Coloque num saco de pasteleiro e leve ao frigorífico até usar.
Quando os bolos estiverem completamente arrefecidos corte com uma faca afiada de modo a aparar os bolos e ficar com dois discos direitos. Coloque um dos bolos no prato de servir e cubra com metade do creme cobertura. Coloque por cima o outro bolo e cubra com o restante creme alisando depois com a ajuda de uma espátula. Decore depois a gosto. 
Leve ao frigorífico até servir.

(Nota: Poderá fazer, em vez de um bolo, pequenos cupcakes, ou usando formas em forma de coração. Nesse caso use apenas a cobertura a gosto!)


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:30

    Realmente, o Red Velvet faz um figurão! E estes das fotografias estão bastante mimosos!
    Nunca o experimentei, por ser necessário corante para a massa, pois nunca lembro de comprar para usar.
    Mas com corante ou não, irei experimentar em casa. Talvez consiga "arranjar" a cor usando um pouco de farinha de beterraba (tenho um pouco à espera de uso) ou aqueles morangos desidratados esmagados em pó (Frubis) que se encontram no supermercado.


    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Já ñ faço red velvet há uns anitos, tanto bolo como cupcakes. Gostei particularmente desta tua cobertura/recheio. Tenho aí creme de coco e hei de experimentar da próxima vez que fizer algo do género, até pq queor evitar, ao máximo, usar natas (de origem animal). Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Para além de lindo deve estar delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde ,

    Poderia informar-me qual o corante que usou para a receita?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. uma sobremesa mais deliciosa que outra parabéns

    ResponderEliminar

Imprimir