Waffles de Batata Doce e Alfarroba


A batata doce assada tinha sobrado de outra refeição e eram horas do lanche. O mais velho estava na escola, o do meio em casa dos avós, e a mais nova tinha acabado de mamar e estava a dormir. Pareceu-me o timming perfeito para ir lanchar - nem sempre há tempo ou oportunidade - e não me estava a apetecer nada do que tinha em casa. Lembrei-me da batata doce e que já tinha feito panquecas com batata doce previamente cozinhada. 
Juntei mais umas coisas que me pareceram bem e lá foram elas para dentro da máquina. Com um pouco de queijo, mel e canela e ainda mornas foram um lanche maravilhoso e sem dúvida uma receita que merece ser repetida. Até porque quando chegaram os miúdos atacaram as sobras das waffles com enorme satisfação!
Uma sugestão para o fim de semana frio que está à porta!

Ingredientes para 8 waffles pequenas:

300g de batata doce previamente assada ou cozida
50g de flocos de aveia
50g de farinha de alfarroba
2 ovos
1 pitada de canela em pó
1 pitada de gengibre me pó

queijo, mel e canela para servir

Preparação:

Numa taça coloque a batata doce e esmague bem com um garfo até obter uma mistura homogénea. Junte os ovos, a canela e o gengibre, a aveia e a farinha de alfarroba e misture bem. Se achar que a mistura está muito grossa, junte um pouco de leite ou bebida vegetal.
Aqueça a máquina das waffles - se não tiver uma pode fazer com a forma de panquecas numa frigideira anti aderente! - e pincele-a com um pouco de azeite. 
Vá colocando colheradas de massa, feche a máquina e deixe cozinhar as waffles. Repita até esgotar a massa.
Sirva com queijo, um pouco de mel e canela e acompanhe com a fruta da sua preferência.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo11:03

    Aqui está uma bela ideia!
    Por coincidência, tenho batata doce assada e poderá ser uma ideia para usar as sobras. Relativamente à farinha de alfarroba, acho que tenho em casa, caso contrário adaptarei com cacau em pó.
    Estas ideias são sempre bem vindas, e lembra umas que fiz para aproveitar um resto de beterraba assada que tinha sobrado (fiz "pesto" e alguns biscoitos com ela).
    É, sem dúvida, uma boa ideia para o fim de semana!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:21

    Olá Joana, já estive para comprar uma máquina de waffles mad fiquei na dúvida se seria mais um eletrodoméstico para encostar :( acha que vale a pena? Dá para fazer com a massa normal das panquecas?

    ResponderEliminar
  3. Tenho que arranjar uma máquina de waffles!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:03

    Olá...maquina de waffles no lidl
    Bjs

    ResponderEliminar

Imprimir