Granola de Limão e Gengibre


Há muito que esta ideia de fazer uma granola de limão e gengibre andava na minha cabeça. A oferta do amigo Lúcio de um balde cheio de limões, e a necessidade de lhes dar andamento - mesmo depois de já ter oferecido muitos - foi a altura perfeita para colocar a ideia em prática. Optei por colocar muitas e variadas sementes, porque gosto de várias coisas “crocantes”, e as sementes de papoila e o limão fazem-me lembrar a combinação do delicioso e clássico bolo de limão e sementes de papoila.
Por aqui, até os miúdos são adeptos de granola, e pedem-me muitas vezes iogurte com granola e fruta. Essa é também uma das minhas combinações favoritas, mas também gosto bastante de usar fruta congelada com um pouco de iogurte e comer juntamente com a granola - mas isso deixo para dias mais quentes....
E aqui fica mais uma sugestão. (E aos poucos as minhas rotinas voltam....)



Ingredientes:

200g de flocos de aveia
70g de amêndoas com pele
50g de sementes de sésamo
50g de sementes de girassol
50g de sementes de abóbora
50g de sementes de papoila
2 colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de óleo vegetal (usei óleo de coco)
1 colher de chá de gengibre me pó
raspa de 1 limão grande

Preparação:

Numa taça coloque os flocos de avei e misture as amêndoas, as sementes de sésamo, girassol, abóbora e papoila, o gengibre, o açúcar mascavado e a raspa de limão. Mexa bem para misturar todos os ingredientes. Numa taça coloque depois o óleo e o mel e leve ao microondas para derreter e misturar os ingredientes. Verta sobre a mistura de flocos de aveia e mexa bem para que todos os ingredientes fiquem humedecidos.
Coloque depois a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e espalhe bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos, misturando de vez em quando para que a mistura não queime.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de guardar num recipiente hermético.
Excelente com iogurte, leite ou smothies de fruta.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:28

    Gosto desta combinação de sabores, que gostumo usar em bolos e bolachas.
    Apesar de ter "acalmado" um pouco a fazer granolas, gosto de usar no iogurte. Tenho bastantes limões em casa (além de receber pontualmente na cesta), é uma forma de os usar, e variar os aromas da granola. Possivelmente será adaptada ao que há em casa, em termos de sementes e frutos secos, e talvez leve alguns pedacinhos de gengibre cristalizado (ou mesmo raspas de gengibre fresco). Também, poderá ser uma base para ser adaptada com laranja, e talvez combinando com a curcuma/açafrão das índias, pó ou fresca - já usei esta combinação em bolachas e ficaram boas e coloridas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá! Imagino que voltar à rotina seja complicado, mas espero que esteja tudo a correr pelo melhor :) Em relação à receita, também adoro granola e esta ideia parece excelente porque eu também tenho vários limões nesta época e custa tanto deixar estragar!!! Só fiquei com uma dúvida, coloca só uma raspa grande de limão ou "desfaz" a raspa para incorporar na granola toda? Obrigada pelas receitas e um beijinho :) ****

    ResponderEliminar
  3. Boa! Vou apontar p fazer :) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir