Aqui por casa cozinham-se muitas coisas variadas e diferentes. Acho que é normal, para quem goste de experimentar receitas, ir fazendo coisas por vezes fora da zona de conforto. Às vezes corre bem e até gostamos e passamos a incluir na nossa alimentação, mas outras vezes não corre lá muito bem - como um queijinho de caju que fiz uma vez e que cá em casa ninguém foi capaz de gostar... nem eu!
Vou saltando entre livros de receitas gulosas da La Dolce Rita, da Nigella, da Donna, mas também por livros de cozinha vegetariana, da Ella, da Gabriela, do Green Kitchen Stories e até uns de cozinha vegana que me ofereceram...
Em todos há sempre coisas boas que nos ajudam a diversificar a nossa alimentação, o nosso palato e a forma como olhamos para os alimentos, para a cozinha, para a alimentação, mas também para a saúde do nosso corpo.
Por isso hoje trago-vos uma sugestão de uns “iogurtes” que faço imensas vezes cá em casa - principalmente na altura de mais calor - e que o Zé Maria adora e me está sempre a pedir. Faço-os essencialmente para ele, mas pro vezes também como. Só o António ainda não acha muita piada porque não gosta de encontrar as sementes de chia.
Cá em casa não temos esse problema, mas para quem não pode consumir laticínios pode ser uma opção para variar lanches e pequenos almoços.
Por aqui, apesar de o calor ainda não ter começado, o meu mais velho lá me tem pedido quase todos os dias iogurte cor de rosa. (Filho, não te zangues, mas a mãe comeu o último! Eu faço mais!)
Ingredientes:
(adaptado de: http://www.jocooking.com/reciclar-fruta/)
350g de morangos congelados (ou outros frutos vermelhos)
1 banana pequena
25g de sementes de chia
125ml de leite de coco de lata ou caseiro
Preparação:
Coloque os morangos, a banana e o leite de coco no processador e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois as sementes de chia e envolva bem. Coloque num frasco, ou divida por frasquinhos pequenos para ficar com doses individuais, e leve ao frigorífico de um dia para o outro, para que as sementes de chia hidratem.
Na altura de comer coloque toppings a gosto.
Bom Apetite!
Este tipo de pudins aparecem mais no Verão, quando apetece algo fresco e simples.
ResponderEliminarVariam consoante a fruta e o "leite"/iogurte usados, e tanto podem servir para pequeno-almoço, lanche ou sobremesa.
Tenho vários livros de culinária, com temáticas variadas, incluindo a vegetariana e macrobiótica (gosto dos livros da Gabriela Oliveira e o da Marta Varatojo, entre outros), dos quais tiro ideias e aprendo algumas coisas. Há lugar para tudo, tantos alimentos e combinações a fazer. É redutor pensar numa única forma de preparar/apresentar, pois instala-se a monotonia na cozinha e nos pratos confecionados.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Vou experimentar. É muito simples e dá para levar para o trabalho. Obrigada. Bjs
ResponderEliminarFicaram com um aspeto bem apetitoso.
ResponderEliminarFaço muitas vezes este tipo de pudim para levar para o lanche no trabalho, mas nunca fiz assim com a chia no puré de fruta! Vou experimentar ;)
Beijinhos
http://acucarsal.blogspot.pt
Boa ideia, vou experimentar!!! Obrigada pela dica. Bj e boa semana
ResponderEliminarPodemos substituir a banana?
ResponderEliminarObrigada
google 2892
ResponderEliminargoogle 2893
google 2894
google 2895
google 2896
google 2897
google 2898