Caramelo Cremoso e mais um Presente de Comer


Com o mês de Dezembro a espreitar, são sempre bem vindas as sugestões de presentes de comer para oferecer no Natal a quem gosta, como eu, de dar estes pequenos mimos.
Este caramelo cremoso é delicioso para colocar sobre um bolo, para servir com panquecas ou crepes, para colocar sobre gelado, para rechear tarteletes.
Um frasquinho deste molho, juntamente com uma receita de brownie, ou simplesmente com a nossa receita de panquecas favoritas, dá sempre um mimo simpático, mesmo para quem não gosta nem tem oportunidade de fazer cabazes muito recheados. Mostraram-me também uma sugestão muito gira, de oferecer um frasquinho de caramelo cremoso (ou de caramelo salgado) num saquinho juntamente com uma maçã verde e outra vermelha, para um snack guloso de natal.
Deixo também uma pequena sugestão. Por vezes as pessoas acham que os cabazes têm de estar muito recheados de coisas. Nem sempre, Faço alguns mais sompeltos, mas faço sempre outros mais singelos. Com duas ou três variedades de compota, para quem eu sei ser apreciador. Apenas pacotinhos com bolachas gulosas e umas saquetas de chá e eventualmente uma chávena de natal. Um kit com sal aromatizado, azeite aromatizado e tempero para assados a quem eu sei que gosta de cozinhar. Muitas vezes complemento um frasquinho de doce com uma garrafa de vinho e um queijinho, por exemplo, para pessoas com quem posso fazer mais cerimónia. E podemos sempre oferecer, juntamente com uma prenda mais habitual e convencional umas bolachinhas, uma compota ou um frasquinho de caramelo salgado.
Portanto vou sugerir-vos um kit de lanche guloso com este caramelo: um frasquinho de caramelo, uma mistura de panquecas com a receita (encontram a sugestão em anos anteriores no economia ca de casa) e umas saquetas de chá. Tudo numa latinha, saquinho ou caixa reutilizada e aí está um “presente de comer”!
Não tem de todo a ver com quantidade. Mas sim com o gesto de oferecer o que fazemos com amor!

Ingredientes:

200ml de natas frescas
90g de manteiga com sal (de preferência dos Açores)
300g de açúcar
125ml de água

Preparação:

Coloque as natas e a manteiga num tacho e deixe aquecer e levantar fervura. Retire e reserve.
Coloque depois o açúcar e a água num tacho e leve ao lume, mexendo, até que a mistura fique cor de caramelo. Retire do lume e, de imediato,junte a mistura de natas e manteiga de uma vez só, mexendo vigorosamente sem parar.  Atenção para não se queimar: use um tacho largo e alto e uma colher que tenha um cabo comprido! 
Volte a colocar no lume, que deve estar baixo, e, sem parar de mexer deixe cozinhar cerca de 5 minutos até engrossar.
Retire, coloque em frascos devidamente esterilizados e feche ainda quente.
Ofereça, decorando os frascos, ou sirva como acompanhamento de gelados, recheio de tartes, cobertura de bolos, com crepes ou panquecas.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo10:52

    Ai este caramelo!
    É uma boa sugestão para uma oferta de Natal e não só, pois pode servir de complemento guloso a alguma sobremesa, mesmo a mais simples (tipo uma panna cotta ou um singelo iogurte grego).
    As minhas ofertas de Natal são simples, mantendo sempre o mesmo "tema", sendo compostas por um sortido de bolachas/biscoitos, uns saquinhos de chá e frasquinhos de doce, e eventualmente um "mimo" doce para adoçar (caso tenha tempo). Opto por sabores tradicionais, embora tentando variar um pouco, pois agradam a todos, desde os colegas de serviço aos colegas do ginásio.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Thanks, Joana :) Bjinhos e bom fds! Um feliz Dezembro (não tarda, estás a fazer aninhos... :P)

    ResponderEliminar
  3. Joana, muito obrigada por mais esta delicia! :-)
    Uma questão: estando em frascos esterilizados e mesmo até recorrendo à pasteurização, quanto tempo tem de validade este caramelo?

    Obrigada!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. costumava fazer muitas vezes! fica uma delicia para meter em cima de crepes ou de maça assada! yuums!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  5. Anónimo07:58

    Olá,

    Pois, este ano optei por não fazer compotas, porque a maioria das pessoas já não aprecia muito doces.

    São sempre bem-vindas as sugestões de presentes de comer alternativos! Obrigada!

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Já fiz esta receita desde que foi publicada duas vezes!!
    É muito bom, ligeiramente aquecido antes de servir, uma delicia.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana, obrigada pela receita deliciosa e pelas sugestões. Mais ou menos quanto é que a receita rende?

    ResponderEliminar

Imprimir