Linguados Grelhados na Chapa



Uma das varias vantagens de receber o cabaz da “Peixinho da Lota” em casa regularmente, é poder cozinhar e saborear uma maior variedade de peixes que de outra forma compraria menos vezes ou até nem saberia cozinhar. Assim, muitas dou por mim a ter de me aventurar mais com algumas opções…

Não é que os linguados sejam peixes menos conhecidos ou difíceis de cozinhar! São optamos para refeições rápidas durante a semana porque se cozinham bastante rápido. Tenho algumas receitas por aqui desde a minha preferida, com molho de manteiga e limão. Mas às vezes são mesmo as coisas mais simples que despertam maior curiosidade e perguntas. E são também as coisas mais simples que muitas vezes se tornam mais difíceis de fazer.

Portanto deixe aqui a “receita” que é basicamente um conjunto de dicas para grelhar estes peixes delicados. Eu uso para “grelhar” tanto peixe, como carne e até para fazer panquecas ou ovos, uma chapa de grelhar anti-aderente. Na prática, não é mais do que uma espécie de frigideira, mas com outro formato, mais comprida e sem rebordos. Há de várias marcas e de vários preços e de vários tamanhos. E certamente haverá umas melhores do que outras. No instagram têm indicações sobre a chapa que eu uso habitualmente e até um código de desconto para a poderem adquirir.

Neste caso, não precisam de juntar gordura á chapa, mas esta deve estar bem quente antes de juntarem os alimentos, para que não agarre. E também nunca devem colocar a chapa (ou frigideira anti aderentes no geral) em água enquanto estão quentes.

E é basicamente isto.  Ficam em modo receita as restantes indicações-


Ingredientes para 4 pessoas:


8 linguados não muito grandes  e previamente amanhados e preparados

sal q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Tempere o peixe com sal e um fio de azeite.

Aqueça bem a chapa de grelhar ou uma frigideira anti aderente em lume médio/alto, e cozinhe também nessa temperatura. Se não tem a certeza que não vai agarrar, junte um fio de azeite na mesma. Coloque depois os linguados e deixe-os cozinhar cerca de 3 ou 4 minutos de cada lado, até que a pele fique tostadas. Como o lifguado é um peixe fino, não o deixe demasiado tempo para que não seque, mas certifique-se que está cozinhado.

Coloque p peixe na travessa de servir, e se gostar regue com um pouco mais de azeite.

Sirva com arroz de tomate e uma salada.


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir