Pot Pie de Frango, Cenoura e Ervilhas



As vezes, quando andamos a dar volta à cabeça, para criar refeições apenas com o que temos em casa, parece que nos lembramos sempre de coisas diferentes. Nem me lembrava de fazer uma Pot Pie, que na verdade é uma coisa tão simples de fazer, e se torna numa refeição muito agradável e até diferente.

Eu fiz a minha própria massa, mas podem sempre usar versões de massa folhada ou massa quebrada que podem comprar em qualquer supermercado.

E sempre é uma maneira de ainda simplificarem mais todo o processo.

Cá em casa a refeição foi um sucesso, e os miúdos gostarem imenso! Espero que gostem também!


Ingredientes para 4 pessoas:


Massa quebrada


200g farinha de esperta

100g manteiga cortada em pedaços

50ml de água

sal q.b.


Recheio:


200g de ervilhas congeladas

1 cebola pequena

2 dentes de alho

400g de peito de frango cortado em tirinhas pequenas

1 cenoura grande

sal e pimenta q.b.

50g de farinha

300ml de caldo de frango caseiro

1 colher de sobremesa de ervas secas a gosto

1 ovo batido para pincelar


Preparação:


Pique finamente a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango em tirinhas e deixe cozinhar. 

Entretanto corte a cenoura em cubinhos e acrescente ao frango, assim como as ervilhas ainda congeladas. Envolva bem. Tempere de sal, pimenta e ervas secas a gosto e deixe cozinhar em lume brando alguns minutos. Polvilhe depois com a farinha, envolva bem e acrescente aos poucos o caldo de frango, deixe engrossar, de modo a criar uma espécie de molho cremoso. Retifique os temperos e reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura grossa Retire e una numa bola com as mãos. Se necessário amasse um pouco mais. Se não tiver um processador de alimentos misture a farinha com a manteiga e os restantes ingredientes à mão, até obter uma massa lisa e homogénea. Deixe repousar no frigorífico, envolta em película aderente, pelo menos 30 minutos antes de usar.

Para montar a pot pie, coloque o recheio de frango numa tarteira, pirex ou tabuleiro.

Estique depois, com a ajuda de um rolo da massa, a massa quebrada, e cubra o recheio de frango, cenouras e ervilhas, pressionando bem as bordas. Com uma faca afiada faça um pequeno orifício ao meio para sair o vapor durante a cozedura da mesma.

Pincele depois com o ovo batido e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até a massa estar bem cozinhada e dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Mais uma bela sugestão q dá p adaptar c outros ingredientes da despensa/frigorífico :) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir