Bacalhau com Broa, Grão de Bico, Ovo Cozido e Azeitonas



Começam mesmo a apetecer as comidas de forno. Aquelas comidas que aquecem o corpo. Os dias já se notam cada vez mais pequenos, o tempo já arrefeceu, e faltam 72 dias para o natal!

Por isso, no fim de semana passado, saiu para o almoço de domingo um bacalhau no forno com broa. Estava de tal maneira a apetecer-me este tipo de comida de conforto, que  como não tinha broa em casa, em vez de ir comprar, acabei também a fazer a broa….

Tirando esse pormenor, a receita é muito simples de preparar e óptima para receber a família!


Ingredientes para 4 pessoas:


3 lombos grandes de bacalhau

6 dentes de alho

2 folha de louro

grão de pimenta q.b.

sal e pimenta q.b.

1/2 broa de milho

1 cebola grande

1 molinho de coentros ou salsa

350g de grão de bico cozido

4 ovos cozidos

150g de azeitonas pretas descaroçadas


Preparação:


Comece por preparar o bacalhau. Leve um tacho ao lume com água, 1 folha de louro, 2 dentes de alho e alguns grão de pimenta. Assim que a água levantar fervura, desligue e junte os lombos de bacalhau. Tape, e deixe ficar 30 minutos. Ao fim desse tempo retire os lombos e limpe-os de peles e espinhas. Reserve.

Aproveite a mesma água para cozer os ovos. Retire-os, descasque-os e corte-os em rodelas. Reserve.

Pique depois a cebola juntamente com 2 dentes de alho e leve ao lume, numa frigideira juntamente com azeite. Deixe refogar e junte o bacalhau em envolvendo bem, Retifique de sal e de pimenta.

No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque o grão de bico escorrido. Por cima disponha o bacalhau e por cima deste as rodelas de ovo cozido e as azeitonas também cortadas em rodelas.

Pique depois a broa com os restantes dentes de alho, os coentros, e junte um pouco de azeite, e coloque por cima do bacalhau cobrindo tudo.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, apenas para tostar a broa. Se necessário, regue com um pouco mais de azeite.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


2 comentários :

  1. Deixou-me com água na boca. E logo a esta hora....
    .
    Deixando um abraço

    ResponderEliminar
  2. Cá já se fez, mas sem o grão, por isso, há de ser testado ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir