Frango do Campo Assado com Limão, Alho e Manteiga



Dos confortos simples de um assado de domingo. Frango assado será sempre frango assado.

Gosto de fazer estas refeições ao domingo e ficar propositadamente com sobras. É uma das “técnicas” mais simples de começar a fazer uma espécie de preparação das refeições da semana e a grande vantagem destas assados. Fazer já com o objectivo de sobrar e usar essas sobras numa nova refeição rápida durante a semana.

Depois de almoçarmos, e de todos terem comido o que queriam, sobrou uma parte - por aqui sobram quase sempre os peitos.  Guardei já desfiado e juntei um pouco do molho do assado quer para não secar, quer para depois usar na preparação do que fizer.

Guardei no frigorífico, mas podem congelar se preferirem.

Durante a semana lá saiu  uma massa rápida envolvida com as sobras do frango e do molho e espinafres e um bocadinho de natas.

E por aí? Também costumam rentabilizar algumas refeições para que ao cozinharem em maior quantidade fiquem deliberadamente com sobras para usar em outra refeição?

Se não o fazem ainda, fica a dica!

Bom fim de semana a todos!


Ingredientes para 4 pessoas com sobras:


1 frango do campo com cerca de 2kg

50g de manteiga

2 folhas de louro

1 limão grande

sal e pimenta q.b.

5 dentes de alho


Preparação:


Tempere o frango muito bem, por dentro e por fora com sal e pimenta. e coloque-o numa assadeira. Corte um limão em quartos e pique grosseiramente os dentes de alho. Coloque o limão cortado dentro da cavidade do frango, assim como 1 folha de louro e metade dos alhos picados.  

Tempere depois o resto do frango com o restante alho e coloque a manteiga sobre o peito do frango. Acrescente a folha de louro e se achar necessário junte um pouco mais de sal e pimenta.

Tape a assadeira com tampa própria ou com papel de alumínio, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h45 minutos, sempre tapado.

Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe acabar de tostar.

Sirva o frango com acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir