Creme de Barrar de Amendoim e Cacau



Há muito tempo que andava aqui de volta de um creme de barrar de amendoim e chocolate que ficasse realmente cremoso em vez de uma pasta.

Depois de várias experiÊncias, acho que ficou como tinha idealizado e quase que se tem de esconder para o conseguirmos parar de comer.

Como usei óleo de coco, o creme demora uns dias a ficar exatamente com a textura que imaginei, porque o óleo de coco demora um pouco a voltar a atingir o estado mais sólido e tornar o creme um verdadeiro creme.

É normal que ao início parece muito liquido, mas ao fim de 1 ou 2 dias ficar mais “rijo”, mas com a textura cremosa desejada!

Aprovado aqui. Depois contem-me como ficou o vosso! 


Ingredientes: 


400g de amendoins previamente torrados

3 colheres de sopa de cacau em pó

4 colheres de sopa de açúcar de coco 

75g de óleo de coco prensado a frio


Preparação:


Coloque o amendoim no robot de cozinha. Acrescente o cacau em pó e o açúcar de coco. Eu usei a Bimby e programei 6 minutos e velocidade 6,5. Se usarem a bimby ou semelhante, não aconselho a quantidades menores do que 400g para fazerem manteigas de frutos secos ou este tipo de cremes, porque fica a maior parte do produto debaixo da lamina e nas paredes dos copos e é preciso estar constantemente a empurrar para baixo, para além de não ficar tão bem triturada e cremosa. Com esta quantidade não paro para mexer sequer.

Se não têm bimby, podem usar outro tipo de processador que tenham. Vai demorar muito mais tempo, e vão ter que parar algumas vezes porque os motores desses pequenos equipamentos não são tão potentes e queimam com facilidade. Assim que notarem que está a ficar o equipamente muito quente, parem uns minutos e depois recomecem.

o processo de fazer manteigas de frutos secos e estes cremes nesses pequenos equipamentos pode demorar até 20 minutos ou mais. Mas não desistam por pensar que ficou uma pasta. Antes de de transformarem em “manteigas”, os frutos passam por algumas transformações, Primeiro picados, cada vez mais pequenos, depois uma pasta grossa, e só depois de se continuar a emulsionar essa pasta é que os óleos naturalmente presentes nos frutos secos se começam a transformar em manteiga. O problema é mesmo poderem queimar o motor desses equipamentos, por isso, se quiserem mesmo fazer, tenham paciência e vão parando quando necessário.

Ao fim desse tempo, e quando tiverem já uma espécie de manteiga de amendoim com sabor a cacau, juntem o óleo de coco - não é preciso derreter antes, (que vai vai ajudar a dar cremosidade à pasta de amendoim e cacau). Voltem a misturar tudo cerca de 1 minuto a velocidade 6,5, e coloquem depois a mistura num frasco de vidro e irem consumindo até acabar. Não aconselho a guardar no frigorífico, pois vai ficar rija e difícil de barrar. Inicialmente o creme de barrar vai ficar liquido, mas ao fim de 1 ou 2 dias estará uma pasta perfeita para barrar, assim que o óleo de coco voltar a um estado mais “solido”.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Tenho q arriscar a fazer! Mas é como dizes: quem não tem Bimby, um processador 'normal' não tem tanta potência e pode queimar... Mas sim, há q ter paciência e tentar :) Bjinhos e obrigada pelas sugestões!

    ResponderEliminar

Imprimir