Costeletas Assado no Forno



Se as semanas passam com refeições muito simples e descomplicadas ao almoço, e uns jantares pensados e preparados, mas sempre dentro das refeições de simples semanais, os fins de semana são sempre a altura de cozinhar mais livremente, de experimentar coisas diferentes e de refeições mais compostas!

Na ultima ida às compras, pedi no talho carne de vaca para assar. Nestas coisas, nada melhor do que o conselho das pessoas que percebem do assunto e que nos aconselham sempre da melhor forma indicando a carne ideal para o que queremos fazer. E então, foi-me sugerida um belo “naco” de costeleta,  para ser assado no forno. Aceitei o conselho, porque acabo sempre a ser bem aconselhada - e se não o fazem e têm confiança no talho onde vão, sugiro que façam o mesmo - e trouxe para casa um pedaço de carne que seria o equivalente a duas costeletas grandes, para assar no forno.

Preparei para o almoço de domingo, de forma muito simples, porque nestas coisa a simplicidade é a chave, e estava realmente delicioso. A carne derretia-se na boca, e até os miúdos repetiram.

Fica a receita, sendo que o segredo é mesmo a qualidade da carne!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 peça de costeleta de Novilho (2 ossos) com 1,8kg 

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

3 dentes de alho

2 raminhos de alecrim


Preparação:


Tempere a peça de carne com sal e pimenta.

Leve uma frigideira de ferro (ou outra que depois possa ir ao forno) ao lume com azeite e deixe aquecer bem. Sele a carne, uns 5 minutos de cada lado, e junte os dentes de alho esborratados e o raminho de alecrim.

Leve depois ao forno já quente (220ºC) durante cerca de 45 minutos a 1 hora. O tempo que a carne está no forno, dependerá da grossura da mesma e do ponto em que gostam da vossa carne, mais ou menos mal passada… (Se usarem um termómetro de carne, poderá a ajudar!) 

Retirem do forno, tapem com papel de alumínio e deixem repousar cerca de 20 minutos antes de a cortar.

Sirvam depois com batatinhas assadas e espargos salteados, ou uma salada verde.


Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir