Cozido à Portuguesa na Slowcooker



Acho que cozido à Portuguesa é assim o meu prato favorito de sempre! Gosto mesmo muito e cresci com a comer cozidos à portuguesa maravilhosos, e estará para sempre ligado às minhas memórias.

Portanto quando vi quer quer no Healthy Bites (https://www.instagram.com/p/CMUj9mZK7Rz/), quer no Cozinha à la Carte (https://www.instagram.com/p/CK300dhs-ao/), quer no Slowcooking Portugal (https://www.instagram.com/p/CKoTDyKqhgB/) receitas de cozido à Portuguesa na slowcooker, é obvio que tinha de experimentar!

Na verdade é mesmo muito simples e pratico de preparar. Tudo dentro da panela, ligar e umas boas horas depois está tudo pronto (no meu caso foi só mesmo fazer arroz à parte e aquecer o feijão que já tinha cozido).

Enorme vantagem de não ter mil panelas para lavar - sabem como odeio lavar louça - e é realmente pratico. E fica bastante bom! Fiquei agradavelmente surpreendida, apesar de não ser a mesma coisa de um cozido tradicional, onde se respeitam outros tempos de cozedura.

A desvantagem principal é mesmo o numero de pessoas para as quais conseguem fazer este cozido. A minha panela tem 6 litros e estava a abarrotar. Faz cozido para 4 a 5 adultos.

Perfeito para fazer apenas para nós, num almoço sem trabalho, Mas para mais pessoas será sempre necessário recorrer ao método tradicional.

Não tem portanto grande coisa a saber. Mas a ordem pela qual se colocam as coisas na panela é importante para tudo ficar bem cozido.


Ingredientes para 4 a 5 adultos:


500g de entremeada de porco cortada num tira grande única

500g de entrecosto cortado numa num pedaço único

1 orelha de porco

350g de carne de vaca de cozer ou estufar

2 pernas inteiras de frango

1 farinheira

1 morcela

1 chouriço

6 batatas médias

1 nabo

4 cenouras

1 couve coração

sal q.b.


Para servir:

arroz branco feito com a agua de cozedura do cozido

feijão vermelho cozido


Preparação:


Comece por temperar com 1 ou 2 dias de antecedência o entrecosto, a orelha e a entremeada de porco (deixar ao sal ou salgar) e guarde assim no frigorífico.

No dia de preparar o cozido, retire o excesso de sal da carne de porco e coloque no fundo da panela, Junte também a carne de vaca. Por cima coloque as batatas descascadas e cortadas ao meio no sentido longitudinal, as cenouras descascadas e também cortadas ao meio ou em quartos e o nabo descascado e cortado em quartos. Por cima coloque a pernas de frango, a morcela picada e o chouriço também picado. Por ultimo, coloque a couve lavada e cortada em quartos e a farinheira também picada. Tempere de sal e junte água até cerca de meio da panela.

Coza depois em low, durante 8 a 10 horas, ou em high, cerca de 6 horas.

Retire depois tudo cuidadosamente, corte as carnes em pedaços sirva com arroz feito com a agua do cozido e com feijão vermelho.


Bom Apetite! 


1 comentário :

  1. Amei esta receita, parece bem simples de fazer, vou testar hoje mesmo na minha panela de pressão elétrica nova que comprei semana passada.

    ResponderEliminar

Imprimir