Caril de Beringela, Batata Doce e Lentilhas



Caril é para mim, além de uma verdadeira comida de conforto, uma forma de cozinhar praticamente tudo e de se poderem aproveitar os mais variados alimentos. Desde o tradicional caril de frango, ao caril de camarão. Mas usar leguminosas e legumes para fazer caril, é uma deliciosa forma de incorporar as refeições sem carne nem peixe nas nossas ementas semanais.

Desta vez com beringela, batata doce e as deliciosas lentilhas!

Espero que gostem!


Ingredientes para 4 pessoas:


150g de lentilhas coral

1 beringela

1 batata doce laranja (média)

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

2 colheres de sopa de polpa de tomate

sal q.b.

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de pó de caril

1 malagueta seca (opcional)

água q.b.

250ml de leite de coco (de lata)


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume juntamente com o azeite e o gengibre, deixando refogar um pouco. Junte depois o pó de caril e envolva bem, deixando as especiarias cozinharem. Se estiver a agarrar ao tacho, junte uma ou duas colheres de sopa de água e deixe cozinhar esta pasta mais um pouco. Junte depois a polpa de tomate e envolva bem. Continue a cozinhar esta pasta em lume muito brando.

Entretanto descasque a batata doce de corte-a em cubos pequenos. Descasque também a beringela, com a ajuda de um descascador e corte-a também em cubos. (Eu gosto de descascar a beringela porque acho que a ajuda a não ser tão amargosa).

Junte agora as lentilhas à mistura do tacho, assim como a batata e a beringela em cubos e cubra com um pouco de água e tempere de sal e junte a malagueta se usar. Deixe cozinhar uns 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando, de modo a que tudo coza e a água vá sendo absorvida, e as lentilhas se forem transformando numa espécie de papa.

Ao fim desse tempo, junte o leite de coco, envolva bem e deixe acabar de cozinhar. 

Sirva polvilhado com coentros frescos e acompanhe com um pouco de arroz basmati.

(Os mais gulosos podem ainda juntar um ovo cozido!)


Bom Apetite!

1 comentário :

Imprimir