Chow Mien de Vaca



Uma receita que saiu num dia em que eu nem sabia bem o que cozinhar, numa semana em que fiz uma meal prep mais manhosa, com muito espaço para inventar! Tinha deixado uns bifinhos de vaca a descongelar e tinha cogumelos e mais alguns legumes. Noodles na despensa e lá saiu um clássico da comida chinesa e que aqui em casa é sempre apreciado, além de que é bastante simples de preparar.


Ingredientes para 4 pessoas:


3 bifinhos de vaca não muito finos

8 colheres de sopa de molho de soja

sal q.b.

2 cogumelos secos (opcional)

2 colheres de sobremesa de gengibre fresco ralado

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de óleo de sésamo

250g de noodles de ovo

1 colher de sopa de amido de milho (Maisena)

2 cenouras 

200g de cogumelos castanhos

250g  de floretes de brócolos

1 cebola


Preparação:


Prepare o caldo para cozer os noodles. Num tacho coloque 500ml de água, 4 colheres de sopa de molho de soja, 1 dente de alho ralado, 1 colher de sobremesa de gengibre ralado e os cogumelos secos, e deixe ferver em lume brando, tapado cerca de 15 minutos. Junte depois os noodles e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem.

Entretanto corte os bifes em tirinhas e reserve.

Descasque a cebola e corte-a em meias luas finas. Lamine ps cogumelos, descasque a cenouras e corte-as em palitos e corte também os floretes dos brócolos em pequenos pedacinhos para que cozinhem rapidamente quando salteados no wok quente. Lamine os restantes dentes de alho.

Aqueça depois o wok com 1 colher de sopa de óleo de sésamo e assim que estive bem quente junte a carne e tempere de sal, mexa bem para que cozinhe uniformemente e assim que estiver cozinhada, retire e reserve.

Junte depois mais um pouco de óleo de sésamo e novamente com frigideira bem quente junte os legumes preparados, os dentes de alho laminados e o restante gengibre. Vá mexendo e deixe os legumes cozinharem mas mantendo-os crocantes. Tempere com o restante molho de soja e envolva a carne.

Junte pois no wok os noodles já cozinhados e o caldo restante coado.

Junte o amido de milho com 1 colher de sopa de água fria e dissolva. Junte depois ao wok, sem parar de mexer e envolva tudo, de modo a ficar com um molho espesso (na altura de juntar o amido de milho, o lume não deverá estar muito forte!)

Se necessário tempere com um pouco mais de molho de soja.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!


1 comentário :

Imprimir