Sopa de Cougete e Couve Flor



Se há coisa que raramente falta aqui em casa é sopa. Vou fazendo ao sabor dos ingredientes da estação e do que vou tendo em casa. Uma coisa que raramente coloco na sopa é batata, mas de resto vale quase tudo, e normalmente ficam sempre deliciosas e cremosas sopas.

Gosto de fazer os legumes suados num pouco de azeite, porque acho que as sopas ficam muito mais saborosas feitas assim.

E nas vossas casas há sempre sopa, ou mais ou menos?


Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa (8 doses)


1 courgete média 

350g de floretes de couve flor 

3 cenouras médias

150g de nabo

sal q.b.

20ml de azeite 


Preparação:


Lave bem os legumes. Corte a courgete em pedaços  não precisa de tirae a casca. Descasque e corte também a cenoura e o nabo e separe a couve flor em raminhos.

Coloque o azeite no fundo de um tacho (ou da bimby) e coloque todos os legumes. Deixe suar os legumes um pouco, em lume brando e com a tampa, mexendo de vez em quando - cerca de 10.minutos. (Na bimby, coloco a 100ºC, 15m, velocidade colher - sem água, só os legumes e azeite).

Ao fim desse tempo, cubra os legumes com água, só mesmo até cobrir, tempere de sal, e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. (Na bimby, mais 15m, temperatura 100ºC, velocidade colher) Quando os legumes estiverem macios, triture a sopa até que fique bem cremosa.

Acrescente agora água, se necessário até a sopa ficar com a consistência desejada - cremosa, mas não muito grossa - e deixe levantar fervura. Retifique de sal.

Sirva quente, polvilhada com coentros frescos se gostar.


Bom Apetite!

1 comentário :

  1. Aqui não pode faltar a sopa, pois sinto-me a 'ressacar' se não houver ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir