Molho de Tomate, Beringela e Cenoura



Tenho a sorte de receber de várias pessoas queridas “presentes de comer”. Abóboras, tomates, pepinos, courgetes, uvas, diospiros, pimentos, ovos caseiros, nozes, tangerinas, maçãs. Há sempre alguém que partilha comigo a sua abundância porque sabe que aqui em casa nada se perde e tudo de transforma. E haverá sempre uma maneira de consumir, acondicionar e aproveitar tudo.

Do fim de semana de workshops vim com um belo cabaz que a Marina partilhou comigo: alho francês, pimentos, beringelas, cenouras e ovos caseiros.

E as beringelas foram a base de várias refeições desta semana - desde uma lasanha de carne à bolonhesa com beringela, a este molho delicioso que servi com massa e frango salteado, mas que fica delicioso apenas como prato principal vegetariano ou vegan, quer lhe queiram ou não juntar um pouco de queijo parmesão!

A receita é muito simples mas fica mesmo um molho delicioso o que basicamente é uma forma de enriquecerem um molho de tomate com mais legumes e de forma a que todos gostem e comam.


Ingredientes:


1 beringela grande

3 tomates maduros

1 cebola

2 dentes de alho

2 cenouras grandes

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de óregãos

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Lave bem os ingredientes. Descasque a cebola e corte-as em pedaços. Lave bem as cenouras e a beringela e corte-as em pedaços pequenos assim como os tomates.

Coloque tudo num tacho grande, junte o azeite, os óregãos e tempere de sal e pimenta.

Tape e coloque o lume no minimo, deixando os legumes cozinhar lentamente juntamente com os seus sucos. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar até os legumes estarem bem macios, cerca de 45 minutos.

Ao fim desse tempo triture tudo muito bem de modo a ficar com um molho espesso e muito cremoso. Se necessário ratifique os temperos.

Use depois para massas ou lasanhas.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir