Pão de Alfarroba



Ultimamente tenho feito a receita de pão de água que vem na cookido da Bimby.

O pão fica realmente muito bom, mas como não podia deixar de ser tenho adaptado a cozedura do pão à panela de ferro, e tenho usado as minhas farinhas de eleição, de moagem de mó de pedra, das Moagens Carlos Valente.

Tenho também feito algumas adaptações de misturas - trigo e centeio, trigo e alfarroba, trigo barbela…. E tem ficado sempre bem. A minha favorita será talvez a versão com alfarroba. E achei que tinha mesmo de partilhar por aqui!


Ingredientes para 1 pão grande


450ml de água

620g de farinha de trigo

100g de farinha de alfarroba

10g de sal

7g de fermento de padeiro seco


Preparação:


No copo da Bimby coloque a água e as farinhas  e misture 20segundos na velocidade 6. (Se não tiver Bimby misture à mão ou com uma batedeira até ficar uma mistura homogénea) Deixe depois hidratar 40 minutos.

Junte depois o fermento e o sal e amasse na Bimby em velocidade espiga durante 6 minutos. (Sem Bimby amassa com as pás de amassar da batedeira) Deixe depois levedar até dobrar de volume.

Pré aqueça depois o forno a 230ºC, colocando lá dentro uma panela de ferro com tampa com cerca de 25cm de diâmetro, deixando-a aquecer também.

Numa superfície bem polvilhada com farinha coloque a massa e dobre a massa sobre si própria  e entale por baixo, arredondando-a com as mãos. (A massa parece que precisa de mais farinha mas é mesmo assim).

Retire depois cuidadosamente o tacho quente do forno quente retire a tampa e polvilhe bem o fundo com farinha. Coloque depois o pão lá dentro, e tape novamente o tacho, colocando-o no forno.

Deixe cozinhar 25 minutos, retire a tampa ao tacho e deixe cozinhar mais 15 minutos.

Retire o tacho do forno e retire o pão para arrefecer numa grelha (não deixe o pão arrefecer no tacho!)

Corte-o depois de frio.


Bom Apetite!


5 comentários :

  1. Que rico pão.
    Hoje resolvi fazer um pãozinho mas tenho que retomar o hábito pois são mais saudáveis e saborosos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/10/papas-de-aveia-no-forno.html

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:43

    Adoro antes de mais as suas receitas. Será que me poderia so esclarecer qual e a farinha de trigo que usa se e t65 normal ? E a nivel da quantidade de agua , a receita da bimby pede mesmo 550 ml ou seja tenho que reduzir a quantidade certo para 450? Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Wow its really amazing. Thanks for sharing your talented with us. I also visit in Do My Online Exam they are quite beneficial to students. Best web resources are delivered by them.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com mt vontade de experimentar! É realmente mt melhor o pão caseiro, tenho q ver se me começo a dedicar mais à 'padaria' :) Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir