Bolo de Bolacha e Café

Foi a mãe do meu amigo ZN que me deu esta receita! É muito rápida de fazer, e pode estar preparada no congelador com muita antecedência! Assim, se surgirem visitas inesperadas, já não há que preocupar com a sobremesa.

Ingredientes:

250gr de Bolacha Maria
250gr de manteiga
250gr de açúcar amarelo
1 café bem forte
6 gemas

Preparação:

Começe por picar a bolacha Maria, de modo a que fique o mais fina possível, assim como se fosse uma farinha. Junte-lhe a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar amarelo, o café e as gemas e mexa bem, até tudo ficar bem ligado!
Forre uma forma de bolo inglês com papel de alumínio e coloque a mistura lá dentro. Tape com mais papel de alumínio e leve ao congelador.
Quando quiser servir, é só tirar uns 10 minutos antes do congelador, desenformar e retirar o papel de alumínio.
Aguenta-se perfeitamente no congelador durante algumas semanas.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Você ten o receita do bolo bolacha por favor?

    ResponderEliminar
  2. Bolo de Bolacha Original:

    250 gr de bolacha Maria
    250gr de manteiga à temperatura ambiente
    250gr de acúcar em pó
    café forte

    Começe por bater muito bem o açúcar com a margarina e 1 café bem forte, de modo a obter uma mistura homegénea.
    Depois é só ir embebendo as bolachas inteiras em café e colocar no fundo de um prato. Ao fim de uma camada de bolacha, coloca-se uma camada de creme, e assim sucessivamente até acabar as bolachas e o creme.
    Atenção que a ultima camada deve ser de creme, que deve cobrir todo o bolo, laterais incluídas.
    Levar ao frigorífico até servir!
    Este é o verdadeiro bolo de bolacha. Há outras versões com leite condensado e natas, mas essas são adaptações desta receita que é bastante antiga.
    Este bolo de bolacha que hoje coloquei no meu post, tem exactamente o mesmo sabor que este, apenas uma textura um pouco diferente!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:03

    Olá!
    Gostaria de saber o que é açúcar amarelo??
    Esse bolo parece uma delícia, fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:07

      açucar amarelo vem da cana de açucar ou da avovora doce

      Eliminar
    2. Anónimo21:22

      Boa tarde Renata!

      O Açucar amarelo existe nos supermercados e normalmente está junto do açucar branco, é o açucar sem ser tratado além de mais saudavél tem um cheiro delicioso e tem um sabor de igual modo.

      continuação...

      Eliminar
  4. obrigada!Ante comforme esta receita fui isto mas não é mesmo para que quero.O que Eu quero é versões com leite condensado e balacha.

    ResponderEliminar
  5. Hummmmm é facil esta receita... vou experimentar.

    ResponderEliminar
  6. Sempre que passo por aqui fico com uma vontade terrível de comer. As tuas receitas têm um aspecto maravilhoso. Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Esta eu vou experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Elisete22:13

    Adoro as suas receitas, estou aqui de água na boca, essa receita de bolo de bolacha e café, destrui-me a alma... o que me vale é ser mais preguiçosa que gulosa, embora seja muito gulosaaaaaaaaaaaaaa. Pode colocar no FB receitas em que a medida seja canecas ?... é que é mais rápido... Desculpe mas estou a escrever com toda a sinceridade, e quem diz a verdade não merece castigo...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:55

    Bom dia,
    Descobri o seu blog porque procurava a receita original do bolo de bolacha... guardava a memória do sabor do bolo de bolacha que a minha mãe me fazia. E, ao ler a descrição tão simples perguntei-me porque se complicam as coisas simples? Na verdade, esta é a única versão que aprecio do bolo de bolacha. Obrigada.
    Fiquei mais um bocadinho no blog e agora estou apaixonada. A Colher de Pau vai tornar-se a minha Pantagruel!
    Mariana

    ResponderEliminar

Imprimir