Carne de Porco em Vinho Tinto

Há receitas que saem do nada. Que nascem da necessidade do momento e do que nos resta no frigorífico. Nascem do improviso de juntar "aquilo" porque não temos "isto". Que rapidamente passam do que imaginámos, ganham vida própria e transformam-se diante dos nossos olhos.
Eu ia só estufar uns cubinhos de carne de porco. Mas o facto de não ter vinho branco em casa levou-me a juntar vinho tinto. E depois, não sei bem o que aconteceu... Apenas sei que de uma coisa muito simples saiu uma refeição que nos deixou quase a lamber os dedos.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de perna de porco em cubinhos
2 hastes de tomilho
1 folha de louro
200ml de vinho tinto
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola grande
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
1 malagueta seca

Preparação:

Tempere a carne com sal, pimenta e misture-lhe a farinha.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte a cebola cortada em meias luas grossas. Junte depois a carne e deixe saltear tudo até a carne começar a ficar dourada. Acrescente depois o vinho tinto, a malagueta partida, a polpa de tomate, a folha de louro e o tomilho. Deixe levantar fervura, tape o tacho e reduza o lume para o mínimo. Deixe então cozinhar em lume muito brando durante 1 hora até o molho estar reduzido e espesso (se necessário acrescente um pouco mais de vinho durante a cozedura) e a carne bem macia. Se necessário rectifique os temperos.
Antes de servir retire a folha de louro e as hastes de tomilho e sirva com arroz branco ou puré de batata e legumes cozidos.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Realmente amiga têm cá um aspecto maravilhoso e parece mesmo tão tenrinha nesse molho suculento,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Lá bom aspecto, tem que se farta :)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. A tua invenção está de cair para o lado de tão apetitosa...

    bjinhos,


    Rita

    ResponderEliminar
  4. Desse improviso, saio
    uma bela refeição. Esta
    com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. tens toda a razão! muitas vezes cozinhar é mesmo isso: a arte do improviso! E que bem que improvisaste! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Vou escrever o que escrevi à Gasparzinha (ela postou um belissimo frango guisado)... esta tua receita, para mim, é mesmo confort food... lembra-me as receitas da minha mãe... suculentas, cheias de sabor... uhmmm.. que bem que ía ao almoço de hoje :)

    bjs

    ana

    ResponderEliminar
  7. A carne tem um óptimo aspecto! Obrigada pela partilha, porque vai já fazer parte das minhas receitas a fazer lá em casa!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha esta receita, a combinação deve ficar deliciosa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. bem mas que carninha tao boa
    e venho eu aqui logo a hora do jantar
    ainda fico com mais fome
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Acabei de fazer para o nosso jantar! Ficou uma LOUCURA! Fiquei tão orgulhosa! Acompanhei com um souflé de cenoura e chuchu e uma saladinha. Que venham mais dicas boas dessas. Um grande beijo e continuação do sucesso!

    ResponderEliminar

Imprimir