Bola Rápida de Presunto e Bacon

Esta é a última receita do aniversário do M. que tenho para partilhar. Uma bola a pedido do aniversariante numa versão rápida que encontrei rabiscada nas costas de um papel apenas com as quantidades de ingredientes e com a anotação "misturar tudo e forno". Uma versão que desde que a descobri - partilhada não sei por quem, nem onde, nem quando - ficou em espera para experimentar. O pedido do aniversariante foi a oportunidade. A bola foi preparada e servida como entrada. Rápida e saborosa, a repetir num dos piqueniques em que ando farta de pensar...

Ingredientes:

250g de presunto
250g de bacon
4 ovos
180ml de óleo
280ml de leite
500g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
sal q.b.

Preparação:

Retire o courato ao bacon e corte-o em pedaços assim como o presunto. Coloque tudo na picadora ou no robot de cozinha e pique bem. Reserve.
Entretanto bata os ovos com óleo e o leite. Acrescente depois a farinha, o fermento e um pouco de sal (atenção que as carnes já têm sal) e misture bem até obter uma massa lisa. Envolva depois as carnes reservadas e misture.
Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro rectangular e coloque aí a mistura. Leve depois a cozinhar em forno aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos ou até a bola estar cozida.
Deixe arrefecer antes de cortar em cubos.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Joana,
    Conheço o folar transmontano, feito com fermento de padeiro delicioso mas muito moroso, esta versão de bola é muito rápida e também deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Já fiquei a aguar... :D

    viagensnomeucaderno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de bola mas ja nem me lembro da ultima vez que comi! Ficou linda a tua.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:36

    Por favor não existe receitas sem sem com gramas, kg:) desculpe mas como não tenho balança de cozinha é tão complicado para mim com gramas e kg:) alguma sugestão Joana para a minha "burrice"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. irene09:42

      Para 1 chávena de chá:

      Ingredientes:
      Peso
      Açúcar

      160 g

      Arroz cru

      210 g

      Amêndoas, nozes, castanhas

      140 g

      Banha

      230 g

      Chocolate em pó

      90 g

      Coco seco ralado

      80 g

      Farinha de Milho

      150 g

      Farinha de trigo

      120 g

      Maizena

      150 g

      Manteiga

      230 g

      Queijo ralado

      80 g

      Uva passa

      140 g

      Eliminar
    2. Caro anónimo,

      A melhor sugestão que lhe posso dar, e principalmente se gosat de cozinhar é que compre uma balança. Afinal, são um dos instrumentos indispensáveis na cozinha...

      Joana

      Eliminar
    3. EU faço uma bola muito semelhante que é so com chávenas, 4 chávenas de farinha,4 ovos, 3/4 de chávena de óleo, 1 chávena de leite,e 2 colheres de sobrmesa de fermento. Se ajudar....

      Eliminar
  5. Não sou grande fã de bola de carne, mas esta tua suscitou-me alguma curiosidade e vou arriscar fazê-la em breve :) Além disso, deve ser uma óptima refeição complementando uma sopinha, na famosa marmita :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que delicia! Tem super bom aspecto! Gostava apenas de perguntar se posso substituir o óleo por outro tipo de gordura? (azeite ou margarina...) Obrigada por estas receitas fantásticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bfly:

      Poder pode, mas não é a mesma coisa. O azeite dá um sabor demasiado forte à bola e a manteiga ou margarina não a deixa a massa tão suave e fofa. Se é por uma razão de "saúde" que não gosta de usar óleo, acredite que é a mesma coisa que usar margarina.. Aliás há nutricionistas que aconselham o uso de óleo de amendoim em substituição de manteigas e margarinas nas receitas habituais.

      Joana

      Eliminar
  7. Marina16:18

    Olá! Tenho impressão de que a mistura destes dois enchidos seja "agressiva", isto é, talvez fique um pouco salgado demais... Vou experimentar este fim de semana fazer apenas com cubos de bacon e cubos de queijo! Depois dou noticias :)

    ResponderEliminar
  8. Fiz ontem e ADOREI! Fácil de fazer (mesmo muito fácil) e ficou maravilhosa! Toda a gente adorou e ia acabando com a vontade de almoçar, porque a usei como entrada. :D
    Obrigada pelas suas dicas, Joana!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Fiz e adorei, ou melhor adoramos.
    Foi preparada muito rapidamente, e ficou divinal, mesmo no dia seguinte, que foi quando foi consumida, ainda se mantinha fofa e muito saborosa.
    O presunto e bacon apesar de salgados, não a deixaram nada salgada, estava mesmo uma autêntica delicia, aliás como a receita indica ainda acrescentei um pouco de sal.
    E não sou eu fã de bola, por a achar demasiado pesada e seca, mas esta superou as minhas expectativas.

    ResponderEliminar
  10. Queria experimentar mas pretendia saber se a farinha é com ou sem fermento? tenho sempre esta dúvida com a farinha

    ResponderEliminar

Imprimir