"Marmelade" de Limão

Há pessoas que estão sempre a dizer que gostavam de ter o corpo perfeito de fulana, o cabelo irrepreensível de não sei quem, a casa de férios dos vip´s, o emprego ideal de outrem ou a vida maravilhosa das estrelas de cinema. Quanto a mim, abro os meus blogues preferidos e digo que gostava de saber fotografar assim como a Mónica. Por isso, logo que soube da exposição dela aqui tão perto de mim, não podia faltar.
E fui e sonhei. "A comida e o sonho" é o nome da exposiçãode fotografia a não perder, no CAE da Figueira da Foz, pela Mónica Pinto do blogue Pratos e Travessas. Para quem gosta de fotografia, comida ou para quem simplesmente quer sonhar. Adorei conhecer a Mónica pessoalmente e de ver mais um projecto que nasce de um blogue de culinária a dar frutos. Porque acredito que quem faz o que gosta e com amor, passa do sonho à realidade. Se puderem e estiverem por perto, não percam a exposição até dia 1 de Abril.
E dos sonhos e das maravilhosas fotos da Mónica a uma simples "marmelade" de limão. Perfeita para aproveitar os muitos limões que começam a aparecer, apesar de não ser uma compota para todos os gostos. É doce mas ao mesmo tempo tem um travo bastante amargo e ácido e muito semelhante à compota de laranja amarga. Ou se adora ou se detesta. Eu pertenço ao primeiro grupo e acho-a perfeita em torradas, juntamente com um pouco de manteiga!

Ingredientes para cerca de 8 frascos de 250ml:
(in "GoodFood" UK Edition Fevereiro de 2012, pág. 55)

1 quilo de limões
2 quilos de açúcar

Preparação:

Lave bem os limões e coloque-os inteiros numa panela grande juntamente com 2,5 litros de água. Deixe levantar fervura e tape depois a panela deixando cozer em lume brando cerca de 2 horas ou até os limões estarem macios e serem facilmente atravessados por um garfo ou espeto.
Quando os limões tiverem arrefecidos retire-os da panela e reserve 1,5l da água da cozedura dos mesmos.(Se não tem esta quantidade acrescente com água até a perfazer).
Corte os limões ao meio e retire os caroços reservando-os. Corte depois os limões em tirinhas finas (a casca e a polpa que tudo é para aproveitar!).
Volte a colocar os limões cortados em tirinhas e os sucos que entretanto se libertaram na panela. Acrescente a água da cozedura, os caroços dos limões dentro de um pedaço de muselina bem fechado (pois ajuda o doce a atingir o ponto por causa da pectina) e o açúcar.
Mexa bem e deixe levantar fervura mexendo mexendo cuidadosamente. Deixe cozinhar até o doce estar no ponto, cerca de 30 minutos ou quando ao colocar um pouco de doce num prato e deixar arrefecer 1 minuto, este após lhe passar o dedo abra uma "estrada" e faça pequenas rugas.
Deixe arrefecer na panela cerca de 15 minutos antes de colocar em frascos esterilizados. Feche-os e vire-os de cabeça para baixo durante 30 minutos para criarem vácuo.
Coloque etiquetas e guarde ou ofereça aos amigos (ou guarde para os cabazes de Natal.....)

Bom Apetite!

28 comentários :

  1. Olá. Eu também sou uma perdida por comida e por fotografar comida, mas como infelizmente sou como a Joana e não consigo sequer chegar aos calcanhares da Mónica Pinto. Por isso inscrevi-me no workshop que ela vai dar no dia 31 de Março (sábado) das 14h30 às 18h00 também na Figueira da Foz. É uma dica. Pode ser que nos encontremos por lá :)

    Beijos
    Maria
    http://diario-de-uma-maria-ruiva.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Pena estar fora das minhas possibilidades ver a exposição de fotografia de comida.
    Adorei a receita de "marmelada" de limão vou testá-la, pois gosto muito do sabor e aroma de limão.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:49

    Adoro comida e adoro fotografar comida...já fiz um Workshop...e confesso que me sinto tentada a seguir esse caminho...estou só à espera...não sei bem do quê :) Não conhecia o Blog e adorei. Quanto à marmelada, sou louca por limão, à exceção da sopa há sempre umas gotinhas de limão a finalizar os meus pratos, vou experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela partilha, belas fotos faz abrir o apetite!
    Uma "marmelade" bem ao meu gosto
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Olá, sou assídua às suas receitas. Gostaria de saber, nesta receita, em vez dos limões ferverem 2 horas não poderia ser na panela de pressão? O que acha?
    Bomn fim de semana, Belmira

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Pois, também eu gostava de fotografar assim, como a Mónica faz... entretanto vou fotografando como posso... Adoro esta "marmelade" com toque de compota e também eu me incluo no no 1º grupo. Parabéns pelo novo livro!
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. eu também gostava de fotografar assim os meus pratos... mas tu menina Joana, deixa que te diga, tens sempre umas fotos apetitosas.
    gostei desta marmelade.

    ResponderEliminar
  9. Catarina Teixeira12:17

    Olá,

    Adorei a receita, e tenho andado a pensar o que vou fazer à quantidade de limões que o meu pai tem no quintal e acho que já encontrei a solução.
    Mas preciso de um esclarecimento, sobre o que escreves-te "os caroços dos limões dentro de um pedaço de muselina bem fechado (pois ajuda o doce a atingir o ponto por causa da pectina", será que não se pode usar só a pectina...
    E não é necessário triturar??
    Obrigada pelos teus blogs.
    Bj
    Catarina Teixeira

    ResponderEliminar
  10. Um doce a experimentar visto que tenho muitos limões amarelinhos a precisar de serem utilizados.

    ResponderEliminar
  11. Foi um prazer ter-te na inauguração Joana! E obrigada pela simpatia.
    Gostei imenso de te conhecer pessoalmente. Tertúlias como a de ontem, não acontecem todos os dias! Foi bastante animado:)

    Beijinhos para ti e para a tua irmã que também gostei muito de conhecer:)

    ResponderEliminar
  12. Estrela:

    Sim, acho que não há problema nenhum em usar a panela de pressão para cozinhar os limões. Até porque é realmente uma maneira de economizar gás e tempo. Não sei é o tempo para que os limões fiquem realmente macios, mas é uma questão de experimentar numa próxima vez.

    Catarina:

    O uso dos caroços é totalmente opcional. Está na receita original e foi por isso que incluí e que assim fiz. No entanto, se não usar os caroços dos limões, a pectina existente no restante limão é suficiente. E não, não é necessário triturar. As "marmelades" são assim mesmo, com as tirinhas de laranja ou limão - que estão super macias, não se esqueça que estiveram a ferver durante duas horas.

    Mónica:

    Já sabes que gostei também muito de te conhecer pessoalmente. E só se realmente não pudesse é que faltaria à tua inauguração. A tertulia foi maravilhosa... É o que acontece quando se juntam pessoas simples e verdadeiras e que amam a comida! Um beijinho e boa sorte para o resto da exposição.

    ResponderEliminar
  13. Hummm, isso deve ficar bom!! Adoro um gostinho mais cítrico!

    Bjux!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:00

    Ola
    Fiz doce de laranja que ficou com uma consistência igual (bastante espesso). Fiquei na dúvida se seria marmelade ou doce.
    Já agora sabe qual a validade da marmelade e se tem que se guardar no frigorífico depois de feita?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A "marmelade" é uma compota em que se usa as casquinhas da fruta para a confeccionar. Não é portanto por ficar mais espessa que deixa de ser compota.
      Apesar de ser escrito quase da mesma forma a "marmelade" e a marmelada portuguesa não têm nenhuma semelhança.
      Tal como qualquer outra compota a "marmelade" pode durar anos, desde que giuardada num frasco bem esterilizado, e não precisa de ser guardada no frigorífico.
      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  15. super super bom adorei bjs

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:04

    Gostei muito! Adoro limão!

    ResponderEliminar
  17. De vez em quando passo por aqui e fico deliciada. É só coisas boas e com uma apresentação espectacular...)))

    ResponderEliminar
  18. Adorei a ideia da marmelada de limão...boa maneira de utilizar uns limões que me ofereceram.Gostei muitas das ideias(fabulosas) aqui apresentadas.Parabéns

    ResponderEliminar
  19. Há uma exposição fantástica na minha cidade e eu não sabia ? Como ? :D no próximo fim de semana estou la batida ! Adorei esta ideia, vou mesmo experimentar :D

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:06

    Óptima ideia para aproveitar os limões!

    Www.levedar.com

    ResponderEliminar
  21. já somos duas: também adorava saber fotografar como a Mónica :)

    ResponderEliminar
  22. já fiz a marmelade !!! ficou excelente !!!
    obrigada pela receita

    ResponderEliminar
  23. Acho que deixei passar ligeiramente o ponto, ficou bastante mais escura mas do que já provei parece-me que vou ficar viciada no travo doce/amargo :)

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:46

    Olá gostaria de saber se dura anos fechada ou sendo utilizada pq com a tampa aberta não estará mas tampada a vácuo né? E outra dúvida é qual a informação nutricional dessa compota para que faz bem e para que faz mal... espero ansiosamente pela sua resposta. Mariana, MA.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo15:37

    Ola boa tarde, fiz o doce mas ficou com um travo a amarguro, é mesmo assim ou fiz alguma coisa errada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      A compota é mesmo assim, com um travo meio amargo que, ou se adora ou se detesta.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  26. Ola, voce ja experimentou fazer essa receita com limão taiti ou cravo ?

    ResponderEliminar

Imprimir