Bolo de Chocolate em Camadas

Esta é a semana dos aniversários! Começou no domingo com a minha irmã, na segunda com o pequeno M., ontem com a minha cunhada D. e hoje com a minha mãe!
(Parabéns mamã! Obrigada por tudo o que me ensinas (mesmo nas coisas em que sou o contrário de ti!), pela educação que nos destes, pelo carinho constante e por estares sempre disponível. Sabes bem que gosto muito de ti.)
Com tanto aniversário, não podia faltar um bolo, neste caso o bolo que fiz para a minha irmã que tinha apenas tres especificações: que ela gostasse, ser bom e não ser seco! Claro que a primeira coisa em que pensei foi num bolo de chocolate e depois de alguma pesquisa lá encontrei o bolo que queria fazer. Mas a coisa não correu da melhor maneira. O bolo maravilhoso de 4 camadas acabou apenas com duas porque as minhas formas tem 22cm de diametro e a receita pedia com 18. Este foi o problema mais fácil de resolver - e passei de 4 para 2 camadas e assim também era mais fácil de transportar. O pior foi a cobertura que, não sei porque motivo não solidificou, e era impossível usar uma cobertura completamente líquida no bolo. Lá misturei mais algumas coisas e lá a consegui usar. No final houve elogios e a aniversariante gostou. Ainda bem. E segue a versão do bolo conforme foi preparado por mim.

Ingredientes:
(adaptado de "Olive" abril de 2011, pág. 52)

175g de farinha com fermento
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de café instantaneo (opcional)
175g de manteiga amolecida
175g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
2 colheres de sopa de leite
100g de chocolate de culinária

Cobertura:

75g de manteiga amolecida
75g de açúcar em pó
200ml de natas
200g de chocolate de leite

Preparação:

Comece por preparar a cobertura. Leve ao lume o chocolate de leite partido em pedacinhos e as natas e deixe derreter em lume brando, mexendo bem para não queimar. Quando estiver bem derretido, desligue e deixe arrefecer um pouco. Bata então a manteiga com o açúcar em pó até obter um creme e junte depois a mistura de chocolate e natas envolvendo bem. Deixe arrefecer e solidificar antes de cobrir e rechear o bolo.
Para o bolo misture numa taça a farinha à qual deverá tirar 3 colheres de sopa (que iram ser compensadas pelo cacau em pó) com os restantes ingredientes -  menos o chocolate de culinária - e misture tudo muito bem a ajuda da batedeira electrica. Entretanto derreta o chocolate de culinária e misture-a no preparado do bolo envolvendo bem. Divida a mistura por duas formas de 22cm de diamtro previamente untadas e forradas com papel vegetal (se preferiri coloque tudo na mesma forma e depois de cozinhada corte o bolo ao meio) e coloque no forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 20 a 25 minutos ou até estar cozido.
Retire do forno e deixe os bolos arrefecerem completamente.
Para servir coloque um dos bolos (ou uma metade) no prato de servir e recheie com metade da cobertura preparada anteriormente. Cubra com o outro bolo e com o restante creme. Poderá ainda decorar o bolo com confeites coloridos ou pequenas pérolas douradas.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Mas amiga, olha que ao mesmo tempo, ficou um bolo diferente, e com muito bom aspeto....bjokitas e parabéns à Mana e à Mamã...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Apesar dos contratempos o bolo ficou com um aspecto muito apetitoso e deve ser delicioso.
    Parabéns aos aniversariantes.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Oi,
    Parabéns a mamãe, que seja um dia muito alegre, repleto de momentos de felicidade.
    Adoro bolo de chocolate, este está certamente macio e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Independentemente das aventuras todas ficou um bolo com óptimo aspecto :D

    Parabéns à mãe :)

    ResponderEliminar
  5. chocolate é a minha perdição... parabéns à mãe.
    olha, passei apenas para te dizer que acabei de publicar uma receita retirada aqui do teu blog.
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Risonha,

      Já sabes que estás à vontade e que eu, apesar de raramente comentar vou lá sempre espreitar.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. É como eu digo - o mais importante é o sabor, esmo qd o aspecto ñ ficou tão atraente cm desejaríamos. Parece bem gostoso :) Bjinhos e parabéns a essas mulheres tds!

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de bolo!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Canto da Floresta Eco Resort15:08

    Excelente receita.
    O Canto da Floresta Hotel Eco Resort terá toda quarta-feita, em sua programação do mês de Julho, degustação de pão e `as sextas-feiras degustação de caldinhos.
    O Hotel está situado no interior de São Paulo, entre as cidades de Amparo e Monte Alegre do Sul, vale a pena conferir e experimentar os sabores oferecidos pelo Resort.

    ResponderEliminar
  9. Vera15:37

    Tem graça a sua pesquisa de bolo ideal porque o meu bolo de chocolate de camadas ideal é feito com a sua receita de bolo fofo de chocolate! Faço-o em duas formas de 20cm e fica tão direitinho que é fácil de cortar cada forma em duas partes. As camadas e cobertura também vêm de uma receita sua: mascarpone com açúcar e natas. Fica maravilhoso!!! Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Apesar dos precalços ficou um bolo muito bonito! Aposto que o sabor, esse estava todo lá.
    Parabéns às aniversariantes.

    ResponderEliminar
  11. Mãe17:48

    Obrigada a todos os que sem me conhecerem, me expressaram votos de parabéns! Obrigada a ti também, minha filha Joana, pelos afetos e mimos que hoje e sempre me devotas. Esta mãe é uma mãe muito orgulhosa de ti, pelo que és como pessoa e pelo que tens sabido conquistar, pelo trabalho, pela dedicação aos outros e por enfrentares a vida áspera com ânimo, sem desalento,com humildade e disposta a correr, esperançosa, sempre novos desafios! Bj grande Mãe

    ResponderEliminar
  12. Parabéns a Mãe,o bolo ficou muito apetitoso.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  13. bem para mim ele esta mt bonito com esse creme os meus parabens para tua mae e que venham mtos mais em tua companhia bjs

    ResponderEliminar
  14. Chocolate e camadas...para mim isso chega para ser uma receita maravilhosa :D

    ResponderEliminar
  15. Humm café com chocolate ao meu ver é uma combinação perfeita.Adoro os dois.
    E esse bolo, quero um pedaço.Beijos.

    ResponderEliminar
  16. Hummm... que bolo delícia. Adorei a foto!
    Gostei muito do seu blog, ele já está lincado no meu!
    Não deixe de visitar...
    Abraços

    ResponderEliminar

Imprimir