Ovos com Alheira e Espinafres

A prima I. mandou ovos caseiros das suas galinhas. E alheiras também elas caseiras, preparadas pelas suas mãos, com as carnes dos animais criados por ela e bem alimentados e tratados. A prima I. só não me mandou os espinafres, que também são caseiros, estes semeados e colhidos pelas mãos dos meus queridos avós, e que começam a chegar agora em força cá a casa, assim como as alfaces.
No dia em que chego a casa com a cesta cheia destes produtos tão especiais, sinto-me afortunada. Por saber de onde vêm os ovos, as alheiras e os espinafres. De quando vou às compras - ao supermercado - olhar de lado para os ovos, as alheiras, os espinafres, as alfaces, as batatas, as cebolas, o azeite, ... e saber que tenho a sorte de receber estas coisas de quem as semeia, colhe, recolhe ou prepara com amor.
Das mãos calejadas da prima I. que trabalha todos os dias, sem saber quase distinguir entre sábado ou domingo, ou sequer o que são férias, e que dá de tudo o que tem achando sempre que é pouco e fraco e coisa simples. Da prima I., que nem se apercebe da felicidade que é, e que sinto, em cozinhar com estes ingredientes, uns ovos mexidos com alheira e espinafres. E para a prima I. um obrigado tão grande e sincero como as ofertas que ela me faz.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 ovos
1/2 alheira
sal e pimenta q.b.
2 mãos cheias de espinafres frescos
azeite q.b.

Preparação:

Tire a pele à alheira e corte-a em rodelas. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e junte as rodelas de alheira deixando-a cozinhar. Acrescente também as folhas de espinafres previamente lavadas e deixe-as murchar.
Entretanto bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e junte-os na frigideira à mistura de alheira e espinafres. Vá mexendo até os ovos coagularem e apresentarem uma textura cremosa.
Coloque depois num prato e sirva com pão caseiro torrado.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. É indiscutivelmente uma sorte, tem produtos em casa de procedência conhecida mesmo e reconhecida qualidade...
    A qualidade e sabor desses ovos com alheiras e espinafres é muito superior aos normalmente consumidos, são deliciosos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Cristina Martins09:33

    Eu poderia escrever exatamente o mesmo se em vez de "prima I." escrevesse "a minha mãe". Quando cozinho com os alimentos que trago ou me chegam de lá (a 100 km de mim!!...) tudo tem um sabor especial! E a minha mãe já não devia trabalhar tanto... mas continua, e dá sempre, aos filhos e não só, achando que o que dá é pouco e sem importância...
    Quem me dera um tachinho assim para o meu almoço!... Que ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Que bonito Joana, quando damos valor às coisas simples e boas que temos nesta vida! Um feliz dia para si :)

    ResponderEliminar
  4. Que ovos com tão bom aspectos.
    Depois de uma noite de santos, este era um prato reconfortante que me saberia tão bem.
    Qualquer que seja o gesto que é feito com amor, é sempre tão bem vindo. E o mais engraçado é que realmente quem o dá não tem noção de tanto que acaba por dar :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:04

    Bom dia,

    Será que poderia colocar o link do meu site no seu, por favor?

    Eu colocarei também o seu se pretender.

    O site é: http://raulsousacarvalho.blogspot.pt/

    Espero pela sua colaboração.

    Me avise quando colocar por favor.

    ResponderEliminar
  6. Tens td a razão - produtos caseiros são outra coisa... És uma sortuda! E mts de nós tb, só q nem damos conta... Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Tudo que é feito com amor é muito mais especial...prato rico e delicioso!
    Beijos
    Ana Claudia

    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Que boa sugestão, gostei muito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu sou super fã de espinafre e este prato é muito bem-vindo!! Parece delicioso!

    Um abraço, Fabiana
    http;//sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Produtos caseiros, de confiaça... que sorte!
    Uma refeição deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. que sorte que tens pois as coisas caseiras sao sempre mt boas adorei a tua recita mt boa e coisas caseiras sabe ainda melhor bravo bjs

    ResponderEliminar
  12. confesso que ja vi receitas de ovo com alheira muitas vezes mas nunca me atrevi a experimentar. tenho medo de fazer uma mistura muito explosiva!! daí já ptovava um bocadinho do teu manjar..

    ResponderEliminar
  13. Que óptimo aspecto... e com ingredientes caseiros, melhor ainda!!!!

    ResponderEliminar
  14. Que óptimo aspecto...
    Beijinhos
    Brigida e Claudia

    ResponderEliminar
  15. Anónimo13:07

    Que aspecto delicioso, tenho de fazer aqui em casa.

    ResponderEliminar
  16. Olá. Ontem fiz esta receita. Mas como não tinha espinafres,fiz com grelos ficou uma delicia. Ainda fiz uma saladinha para acompanhar. Foi um bom jantazinho levezinho,mas muito bom.

    Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Anónimo10:41

    Bom dia,

    Este post desperta-me a inspiração para comentar( coisa que não tenho o hábito de fazer)!

    Valorizo imenso os produtos caseiros, razão pela qual sou seguidora do blogue e tenho os 2 livros!

    Para poder fazer em casa cada vez mais e mais coisas!

    E se for com produtos caseiros, então ainda melhor!

    Não tenho o previlégio de ter em grande quantidade e diversidade produtos da horta mas, de vez em quando chegam alguns!

    De familiares, de vizinhos.

    E como eu prezo essas ofertas!

    Remete-me para outros tempos, com outras mentalidades!

    Muitos parabéns pela sugestão e, se me permite a modesta opinião, pela maneira de pensar!

    Alheiras caseiras não me chegarão a casa mas, espinafres talvez.

    Uma vez que nunca provamos alheira, esta receita parece-me excelente para a primeira vez!

    Continuação do bom trabalho!

    Bjs e obrigada,

    SM

    ResponderEliminar
  18. Janete15:11

    Olá!Encontrei este blog por acaso, numa das minhas pesquisas sobre culinária. Não pude deixar de partilhar que me identifico muito com a sua forma de ver e VIVER a culinária! Para mim é um passatempo, um prazer, uma forma de relaxar...Costumo dizer que cozinhar é a minha "terapia"! O transformar "simples" elementos da quinta em estrelas de pratos feitos com amor! Parabéns pelo blog e cá voltarei sempre :)

    ResponderEliminar

Imprimir