Filetes de Cavala com Espargos e Molho de Coentos e Manteiga

Olho para a banca do peixe e não sei o que trazer. De repente os meus olhos fixam-se nas cavalas, tão bonitas e frescas. Acho que o M. não gosta muito, mas mesmo assim são elas que vêm para casa, devidamente amanhadas, com a ideia de as fazer grelhadas, como gostamos de comer o peixe aqui por casa. Pelo caminho começo a pensar noutras maneiras de as cozinhar. De imediato me lembro de as preparar em filetes porque assim certamente que o M. reclamará menos quando vir as cavalas na mesa. Já em casa dou-me ao trabalho de as fazer em filetes e de retirar todas as espinhas visíveis, tarefa que podia perfeitamente ter pedido na peixaria se me tivesse lembrado.
As cavalas grelhadas viraram filetes que preparei também de uma maneira simples, com os coentros em pó a darem um ar de sua graça, porque li qualquer coisa do género numa receita do Nigel Slater que agora não tenho tempo de ir procurar.
Um jantar que agradou também ao M. e que foi dos primeiros jantares semanais na varanda.

Ingredientes para 2 pessoas (20 minutos)

4 filetes de cavala com a pele (peçam para preparar na peixaria ou façam-no em casa)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de coentros em pó
sal q.b.
farinha q.b.
10 espargos verdes
sumo de limão

Preparação:

Lave a prepare os espargos cortando as partes duras e fibrosas (que poderá aproveitar para caldo de legumes). Seque-os num pouco de papel de cozinha.
Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume com uma colher de sopa de azeite, junte os espargos e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, de moda a que ainda fiquem um pouco crocantes. Junte um pouco de sumo de limão, retire e reserve.
Na mesma frigideira junte o restante azeite e deixe aquecer. Tempere os filetes de cavala com um pouco de sal e passe-os por um pouco de farinha. Coloque-os depois na frigideira, com a pele virada para baixo e deixe cozinhar alguns minutos. Vire depois o peixe deixando cozinhar do outro lado.
Acrescente agora a manteiga e os coentros em pó e deixe o peixe absorver estes sabores.
No prato de servir coloque os espargos preparados anteriormente e por cima coloque os filetes de cavala, regando com o resto do molho que se formou.
Sirva com batatinhas novas cozidas com a pele e temperadas com salsa, azeite e vinagre.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Isso seria óptimo para o meu almoço de hoje :)

    ResponderEliminar
  2. Estes filés de cavala agradariam qualquer pessoa pois estavam lindos, deliciosos, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. olá

    adoro cavalas mas normalmente como assadas no carvão, esta é um excelente ideia para variar:D

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto delicioso, já dava para o meu almoço.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto delicioso, parabéns!!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. adoro esse tipo de refeiçao mt bom gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  7. olá=) k rica ideia, eu não sou grande apreciadora de cavalas....mas assim até fiquei curiosa.

    ResponderEliminar

Imprimir