Compota de Courgete e Beterraba com Baunilha


Fazer compotas é algo que me dá imenso prazer. E, durante anos, foi uma tarefa árdua, transformar os quilos de pêssegos, tomates, e ameixas que vinham já tocados e muito, muito maduros da quintinha dos avós, em deliciosas compotas.
Os tempos mudam. Os avós envelhecem e a avó deixa de estar ao nosso lado. E as compotas também mudam… A idade já não deixa o avó tratar do quintal, e a abundância de outrora deixa de existir.
Mas as mudanças, sejam elas quais forem, não fazem mal a ninguém. Obrigam-nos a procurar outras formas de fazer as coisas. Os legumes e as frutas dos avós deixaram de existir, mas passei a ter o meu pedaço de horta, na Terra Fresca. A questão da abundância não se coloca, mas passei a ter um papel mais activo, a escolher as minhas colheitas e sementeiras, a por as mãos na terra.
E passei também a ter outro tipo de hortícolas que me continuam a permitir fazer compotas, algumas bem diferentes daquelas que fazia com o que vinha do quintal dos avós.
Uma enorme courgete que cresceu quase sem eu dar conta e as beterrabas - tudo da minha pequena horta, deram origem a esta compota “original” e fora do normal.
Uma combinação estranha, mas que, na minha opinião resulta bastante bem.
Tenho muita curiosidade que experimentem e que me venham dar a vossa opinião.

Ingredientes para 4 frasquinhos:

700g de courgete (descascada e sem sementes)
300g de beterraba (crua e descascada)
650g de açúcar
1 vagem de baunilha

Preparação:

Pique ou rale a beterraba e a courgete e coloque num tacho. Junte o açúcar. Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementinhas com a ajuda de uma faca. Junte as sementinhas de baunilha à misture de açúcar, beterraba e courgete, assim como a vagem. (Em alternativa pode usar pasta de baunilha).
Misture bem e leve ao lume até começar a ferver. Reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando cerca de 1h30 ou até a mistura ter atingido o ponto de “estrada”, que é quando coloca um pouco de doce num pires e lhe passa o dedo, este abre uma “estrada”, ficando separadas as duas partes.
Retire a vagem de baunilha e triture o doce com a varinha mágica 8ou robot de cozinha) até obter uma mistura cremosa. (Se preferir uma compota com mais textura pode saltar este passo!)
Guarde depois a compota ainda quente em frascos previamente esterilizados e tape-os - quentes - e coloque-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos para que ganhem vácuo.
Etiquete e guarde num local seco.
Sirva como qualquer outra compota, com torradas, panquecas ou scones.


Bom Apetite!



14 comentários :

  1. Anónimo09:48

    Esta compota tem um ar delicioso e uma cor fantástica! A compota de beterraba é algo novo para mim, e quando a experimentei fazer pela 1ª vez (acho que foi para o passatempo do Chefe Caseiro), ainda não fazia ideia do que iria sair, mas saiu bem. Também tinha comprado um frasco de compota de beterraba, numa feira que se realizou na altura do Natal, e que não tinha sido aberto na altura. Irei experimentar, pois estou curiosa com esta combinação, e com esta cor. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:38

    Olá Joana.
    A beterraba é também um legume novo cá por casa. Tem vindo comigo da frutaria e praticamente só eu é que consumo.
    A semana passada o bolo de eleição foi o de chocolate e beterraba e aí todos comeram e repetiram e a receita já saiu para três lares diferentes!
    Esta compota vai por certo sair um dia destes da minha cozinha e tenho a certeza que vai ser um sucesso.
    Um super beijinho para todos aí por casa e festinha ao António. <3

    ResponderEliminar
  3. com beterraba deve ficar mesmo bem amiga, tenho de experimentar, bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Esta vou seguramente experimentar! Obrigada! Fica com uma cor linda!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:02

    Olá Joana.
    Tenho a courgete descascada, cortada aos pedaços e congelda, será que a posso colocar directamente no tacho para fazer esta compota.
    Gosto da ideia desta mistura.
    Obrigada pela partilha.
    Adelaide Loio

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar e depois venho cá partilhar :)

    Obrigada por mais uma excelente sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demorei mais de um ano mas... Fiz hoje! Foi já a pensar nos cabazes de Natal e ficou maravilhosa ;)

      Eliminar
  7. Parece-me uma belíssima ideia e essa cor ficou super apelativa! Se leva baunilha, deve ser uma delícia :) Este ano ñ houve abundância de courgetes (no ano passado cheguei a dar a algumas amigas, pois eram mts e enormes!)... beterrabas ñ temos... Mas fica a ideia p fazer qd houver :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa com o sabor dessa compota: courgette e beterraba, uau.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/risotto-de-alheira-de-bacalhau-com.html

    ResponderEliminar
  9. só essa cor linda e vibrante dá vontade ir a correr comprar beterrabas e fazer esta compota! :)

    ResponderEliminar
  10. Que diferente... achei inusitada a mistura, deu vontade de provar e conferir o sabor dessa linda cor!
    Beijão

    ResponderEliminar
  11. Que cor fabulosa! Já tem destino, na certa :)
    Boas Férias!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:18

    Já experimentei e gostei muito da combinação!
    Obrigada pela partilha :)
    IM

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:33

    Adorei a ideia!
    Adoro beterraba. Este ano plantei no meu quintal e tem corrido muito bem. Tem dois ingredientes que eu gosto imenso e estamos na época deles...
    Vou experimentar. Obrigada pela excelente sugestão

    ResponderEliminar

Imprimir