Ovos no Microndas com Cogumelos e Abacate


É conhecida a minha paixão pelo pequeno almoço, apesar de nem sempre ter sido assim.
Quando era miúda, e muitas vezes antes de ir para a escola, enfiava a correr um copo de leite pela “goela” abaixo, e era assim que saía de casa, apesar dos muitos protestos da minha mãe. Que grande asneira, reconheço eu agora, que fazia. Apesar de sempre ter sido boa aluna, a falta do pequeno almoço, ou um pequeno almoço escasso, sabe-se que afeta o rendimento escolar. Só mais tarde, no intervalo grande comia qualquer coisas, um pão e um iogurte ou fruta, que levava maioritariamente de casa.
Com a idade, surgiu o meu gosto pelo pequeno almoço, principalmente quando estava em casa a estudar para os exames. E já depois disso, a paixão! Adoro tomar o pequeno almoço, de preferência quando tenho tempo para uma refeição mais elaborada e composta. Mas não pensem que isso é exclusivo de quem está em casa. A minha amiga Cristina - também já aqui disse - toma o pequeno almoço sentado todos os dias. E tem dois filhos, uma casa e um emprego: prefere é levantar-s 10 minutos mais cedo para poder fazer algo que tanto gosta.
E tenho também a certeza de que o meu gosto pelo brunch tem exatamente a ver com esta paixão pelo pequeno almoço.
Como preferência de pequenos almoços demorados, estão os ovos, o café e as torradas com abacate e tomate. E hoje, como sugestão - e porque muitos já estão de férias e há mais tempo para pequenos almoços demorados, uns ovos saborosos!
E vocês, como preferem o vosso pequeno almoço diário?

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
100g de cogumelos frescos
1/2 abacate maduro
sal e pimenta q.b.
azeite
tomilho fresco q.b.
torradas para acompanhar

Preparação:

Limpe ou lave os cogumelos e corte-os em fatias. Leve depois uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte os cogumelos e salteie-os. Tempere de sal e pimenta e com tomilho fresco e deixe cozinhar. Reserve.
Entretanto prepare os ovos no microondas. Parta cada um dos ovos para um taça de louça que possa ir ao microondas - eu uso uma tipo mini-tarteira - e pique a gema com um garfo (se não o fizer o ovo rebenta no microondas). Tempere com uma pitada de sal e leve 30 segundos na potência máxima. (Em alguns microondas poderá demorar um pouco mais ou, se preferir os seus ovos menos passados, uns segundos a menos). Repita para o segundo ovo.
Divida depois a mistura de cogumelos pelas forminhas onde estão os ovos e junte ainda o abacate previamente cortado em cubinhos, e tempere tudo a gosto com um pouco de pimenta e regue com um fio de azeite.
Acompanhe com pão caseiro torrado. E sirva juntamente com os clássicos do pequeno almoço como café, compotas caseiras, carnes frias, sumos naturais, fruta e pão variado.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. bom dia....
    Está a precisar de uma microdelicia da Tupperware para fazer os seus ovos estrelados e as omeletes no microondas sem ter de os picar e super protegidos das ondas magnéticas!!! ;)

    Adorei a receita ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosaria,

      Já me falaram nesse "equipamento", mas ainda não tive oportunidade de o procurar!
      Um beijinho e obrigada.

      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:08

    Partilho da paixão pelo pequeno almoço, é a refeição mais importante do dia e mesmo durante a semana antes de sair para o trabalho não prescindo da fruta, cereais com iogurte natural e leite quente com café e pão escuro com manteiga e compota e queijo. Parece um banquete mas é mesmo assim, eu sou uma mulher de muito alimento! Ao fim de semana é ainda melhor, a dois, mais composto e demorado. Cecília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cecília,

      Apesar dos meus não serem tão compostos, têm também presentes algumas dessas coisas, apesar de ir variando naquilo que como, que eu gosto pouco de monotonia alimentar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Anónimo11:27

    Adorei a sugestão! Não saio de casa sem tomar o pequeno almoço. Quando tenho tempo, preparo um ovo numa tigelinha, tipo ovo em "cocotte" com fiambre ou folhas de espinafre, com tomate e cogumelos assados no mini-forno (cerca de 15 a 20 minutos) e um sumo ou batido de frutos. Outras vezes, são as torradas (uma com doce e outra com manteiga) e uma chávena de café com leite, ou papas de aveia no micro-ondas. Algo mais elaborado, só ao fim de semana. Afinal, precisamos de combustível para iniciar o dia! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      É isso mesmo combustível para iniciar dia, depois de muitas horas sem comer, mas com o corpo a funcionar.
      Também gosto de variar o que como de manhã. e há receitas que dependem da disponibilidade de tempo logo pela manhã.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Anónimo12:08

    Eu estou em casa e não consigo tomar um pequeno almoço como menciona porque o serviço da casa não deixa tempo para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:48

      Comece o serviço da casa 5 minutos mais tarde...

      Eliminar
    2. Anónimo21:00

      Não me parece que cinco minutos cheguem para pequenos almoços assim sobretudo para quem não tem micro-ondas ou dinheiro para comprar deste tipo de alimentos. Deve ser bom mas é para quem pode e não para quem quer.

      Eliminar
    3. Anónimo16:34

      mas tem tempo para blogs..

      Eliminar
    4. Não quero entrar na discussão, mas como resposta aos comentários, quero apenas dizer duas coisas.
      Começar a lida da casa 5 ou 10 minutos mais tarde é algo que pode ser feito, tal como levantar 10 minutos mais cedo para ter tempo para tomar um pequeno almoço dito normal, ainda que sem correrias.
      Um pequeno almoço assim não é para ser tomado todos os dias, pode ser apenas em dias especiais de vez em quando ao fim de semana.
      Quanto à questão económica, e falta de equipamento, se não há microondas, pode ser feito o ovo numa frigideira. E o ovo não é um alimento caro, bem pelo contrário, e os cogumelos pela quantidade usada também não encarecem a receita, mas mesmo assim podem ser substituídos pela versão de conserva bastante mais económica.
      Admito que os abacates não são baratos, mas "um pequeno almoço assim" não necessita de abacate. Pode ser apenas um ovo mexido com uma torrada e um pouco de fiambre.
      O que faz um "pequeno almoço assim", é poder toma-lo sentada, à mesa e despender 5 ou 10 minutos de calma antes da azafama do dia a dia. E isso não depende do orçamento, mas sim de levantar mais cedo ou, no caso que refere, começar a lida da casa - que não é tarefa pequena - 10 minutos mais tarde.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Que delícia!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir