Tarte de Espinafres e Tomate


Com receio de me tornar repetitiva, fica mais uma receita deliciosa, preparada com os ingredientes que existem cá em casa.
Espinafres e tomatinhos da horta, e uma tarte salgada de sabor delicado, que tanto pode servir como refeição principal, como entrada num almoço e jantar ao ar livre.
Apesar de na maioria das vezes usar massas refrigeradas de compra vale a pena fazer a nossa massa. A diferença de sabor é imensa.
Esta receita de massa é muito simples de fazer, bata um qualquer robot de cozinha com função de picar, e em segundos a massa está pronta. O sabor amanteigado e a textura da massa bate em pontos as versões de compra. Depois disso, nem sei porque sou sempre tão preguiçosa para fazer a minha própria massa, e acabo a usar as variedades de compra….
Aqui fica mais uma sugestão colorida e cheia de legumes para uma refeição diferente.

Ingredientes para 1 tarte pequena:

Massa:
150g de farinha
60g de manteiga fria
30ml de água
sal q.b.

Recheio:
150g de espinafres
125g de tomate cereja
100g de queijo mozarella
100ml de leite
2 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

No robot de cozinha junte todos os ingredientes para a massa e misture até a mistura se começar a desprender das paredes e a formar uma espécie de bola.
Retire a massa e com a ajuda do rolo da massa estenda-a e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique a base com um garfo e leve ao frigorífico até necessitar. (Se não quiser fazer a sua própria massa, use a massa refrigerada pronta a usar, que se vende em qualquer supermercado!)
Para o recheio, leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Acrescente os espinafres, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe saltear até que murchem. Retire e deixe arrefecer antes de usar.
Depois de frios, coloque-os no fundo da tarteira previamente preparada. Corte depois os tomates cereja ao meio e junte-os ao espinafres e cubra com o queijo mozarella.
Numa taça bata os ovos com o leite e tempere a gosto de sal e pimenta. Verta cuidadosamente a mistura sobre a tarte, enchendo bem, e leve ao forno previamente aquecid a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar dourada e a massa cozinhada.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
Sirva morna ou fria.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. De nada repetitiva amiga, sempre sugestões bem diferentes, mais uma receita maravilhosa, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:37

    Aqui está uma bela ideia para uma refeição ou piquenique! Não acho que esteja a tornar-se repetitiva, por estar a usar os legumes da sua horta. Temos que aproveitar os legumes da época, quando estão cheios de sabor. E realmente a massa feita em casa não tem nada a ver com a de compra (não refiro a massa folhada, porque essa é demorada pelo tempo de refrigeração e um pouco trabalhosa), mas esta pode ser uma solução rápida para quem não tem muito tempo. Venham mais ideias cheias de sabor e com os aromas da estação. Relativamente ao cansaço que está a sentir, é normal não só da gravidez como da própria agitação da mudança, e do próprio dia-a-dia. Vá com calma e descanse, pois a nossa "máquina" também precisa de repousar um pouco para funcionar em pleno. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de tartes ou quiches que levam espinafres.
    Ficou lindíssima assim com esse formato.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/pao-de-gin-e-gin-tonico-pepper-lime.html

    ResponderEliminar
  4. Que bom, tenho mais uma entrada para o almoço de domingo ;) Thanks! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  5. Joana, adorei!! Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Joana, tenho uma dúvida: posso fazer a massa de véspera e deixá-la no frigorífico durante a noite até cozinhá-la na manhã seguinte? Thanks :) Bjinho.

    ResponderEliminar

Imprimir