Frango Assado com Legumes e Coentros


Setembro é para muitos um quase início de “ano”. Porque (re)começa o ano escolar, porque coincide com o final de férias e o recomeçar o trabalho. Eu também sinto Setembro um bocadinho assim… E por vezes tenho uma enorme vontade de fazer balanços e de estabelecer objectivos antes do fim de ano tradicional de 31 de Dezembro.
Quis o destino (a vida, Deus, ou tudo o resto que lhe queiram chamar) que Setembro fosse o mês de chegada do Zé Maria e o mês previsto para a chegada do António - a ver vamos.
Talvez por isso Setembro seja para mim, agora, um mês ainda mais importante.
Que balanços e que objetivos me trazem este Setembro? Bem… acho que ser mãe de duas crianças me vai definitivamente por à prova. Que as coisas vão ser diferentes, mas que ao mesmo tempo vão ser melhores que nunca. Que terei muito menos tempo para mim e para as minhas coisas, mas que certamente que vou sair enriquecida de toda esta aventura da maternidade com duas crianças tão pequenas. Que o tempo - por escolha minha (nossa)vai ser essencialmente para eles, mas que isso não quer dizer que vá apenas viver em função deles.
Tenho a certeza, que os meus principais objectivos serão encontrar o equilibrio entre os filhos pequenos (e exigentes como são nestas idades) e com o que se passa à minha volta. Com as coisas que já fazia e que gostaria de continuar a fazer. O objectivo a partir deste Setembro é encontrar esse ponto de equilíbrio que me permita estar bem com eles e comigo, sem passar a ser apenas mãe e esquecer-me de todas as outras coisas que sou.
No meio da azáfama da vida, dos filhos e do trabalho, quero continuar a olhar para a frente e a tentar ver sempre o lado positivo das coisas. A acreditar que há sempre remédio e solução para tudo. Que nunca devemos baixar os braços. Que há alturas em que temos de arriscar e saltar de cabeça para algumas coisas. Que não é importante o ter. E que devemos ser sempre felizes com coisas simples. Mais importante de tudo: conseguir passar essa mensagem aos meus filhos e continuar a viver de acordo com ela. 



E entretanto um desafio lançado pelo Lidl/Gang dos Frescos. Uma iniciativa que pretende ensinar e incentivar os mais pequenos a adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis, de forma lúdica e pedagógica. Uma causa com a qual, como sabem me identifico! Portanto não podia deixar de participar nesta iniciativa e tentar criar uma receita com estes fantásticos ingredientes. Falta decidir qual!

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

1 frango pequeno
8 batatas pequenas
1/2 pimento amarelo
1 cebola
2 dentes de alho
1 alho francês pequeno
12 tomates cereja
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto (opcional)
1 molho de coentros frescos
1 pitada de colorau
1 folha de louro
azeite q.b.
100ml de vinho branco

Preparação:

Tempere o frango com sal, pimenta e um pouco de colorau, por dentro e por fora e coloque-o numa assadeira. Descasque os dentes de alho e esmague-os, colocando-os depois dentro da cavidade interior do frango. Coloque também um pouco e coentros.
Descasque a cebola e corte-a grosseiramente e coloque à volta do frango. Lave bem as batatas, corte-as em quartos e coloque-as também à volta do frango assim como o pimento em cubos, o alho francês em rodelas grossas e os tomates cereja. Tempere os legumes com um pouco de sal e pimenta e regue tudo com um pouco de azeite e com o vinho branco, junte a folha de louro partida ao meio e acrescente um pouco de piri-piri se estiver a usar.
Polvilhe com um pouco mais de coentros e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20, ou até o frango estar dourado e os legumes cozinhados.
Polvilhe com um pouco mais de coentros frescos antes de servir e acompanhe com uma salada.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Mas que belo frango, os coentros dão-lhe aquele toque tão especial. Gosto muito, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Belinha.
      Realmente os coentros fazem a diferença.
      Também adoro.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:40

    Adoro frango assado! Gostei desta versão com coentros e os legumes. Agora vai ter um novo desafio, a vinda do pequeno António, e a adaptação a uma nova rotina, para além de ter que a conjugar com a rotina do dia a dia.Vai ser crucial encontrar um ponto de equilíbrio, para si. Quero dizer, no sentido de não perder a sua "identidade", porque muitas vezes há a tendência de viver em função dos filhos, e esquecerem-se de si próprias e do resto da família/amigos, gerando muitas vezes um sentimento de frustração. Acredito que vai conseguir encontrar esse equilíbrio, apesar de no início parecer um pouco complicado. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Para mim, frango assado é comida de conforto. Das coisas que mais gosto de comer.
      Confesso que quanto à vinda do António, começo a ficar um pouco ansiosa e cheia de vontade de o conhecer. Talvez daí venham as dúvidas e as incertezas. Mas acredito que tudo correrá pelo melhor.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que belo franguinho!... Faço votos para que tudo lhe corra pelo melhor e que concretize os seus objectivos :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Amo frango com coentro na grelha e pode estar certa, tudo vai ficar bem e Antônio será a maior alegria para a família! Deus os abençoe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Acredito que sim!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Bem bom!! Optimo aspecto este frango!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdinha,

      É daquelas receitas que enchem as medidas.
      Prepara-se rapidamente e é só colocar no forno. Agrada a quase todos!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada Solange.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir